Inteligência Espiritual (QS): como ela pode transformar o mundo dos negócios?

Inteligência Espiritual (QS): como ela pode transformar o mundo dos negócios?

Você já ouviu falar sobre Inteligência Espiritual (QS)? Esse coeficiente pode ser a “chave" para transformar o mundo dos negócios — e eu vou te explicar porquê! 

Se no início do século passado o coeficiente intelectual (QI) era a medida mais próxima da inteligência humana, hoje isso já não é mais verdade. Desde a década de 1990, esse pensamento já vinha “caindo por terra” e dando espaço para a valorização da Inteligência Emocional (QE). 

É nesse processo da busca constante por compreender as pessoas, sua essência e suas potencialidades, que surgiu o QS como uma terceira medida do fator humano. Ele considera as experiências espirituais das pessoas, colocando suas vivências num espectro mais profundo de valores e do entendimento da alma (mas sem vincular tudo isso à religião!). 

Assim, confere sentido aos acontecimentos e direciona ações e emoções, ampliando horizontes e a compreensão sobre a vida. Por essa razão, uma Inteligência Espiritual bem desenvolvida está relacionada com o autoconhecimento, a busca por ideais, a independência, a compaixão e a criatividade. 

👉 Imagino que agora você deve estar se perguntando: o que tudo isso tem a ver com o mundo dos negócios? 

Bom, pessoas movidas por conexões e pelo seu propósito maior de vida tendem a ser mais engajadas com seus projetos, se relacionar melhor em grupo, celebrar a diversidade e inspirar outros indivíduos a também ir além. 

Então, quando falamos principalmente em liderança, a Inteligência Espiritual pode ser o grande diferencial para o sucesso. Uma mente aberta, criativa, capaz de avaliar contextos e se colocar no lugar do próximo certamente impacta positivamente as pessoas e os locais por onde passa. Nas organizações, busca extrair o melhor das equipes e incentivar seu desenvolvimento e criatividade, valorizando o potencial de cada um. 

O resultado disso? Times mais engajados, colaboradores satisfeitos, melhores resultados de negócio e um verdadeiro sentimento de pertencimento – afinal, quem não quer fazer a diferença? 

Como desenvolver a Inteligência Espiritual (QS)? 

Pouco adianta explicar o que é o QS (Spiritual Quocient) sem abordar dicas práticas para desenvolvê-lo, concorda? Por isso, listo abaixo 8 aspectos que podem ajudar você a se conectar com seu EU interior e atingir sua melhor performance! 

  1. Invista no autoconhecimento: entenda seus limites, anseios, propósito de vida e sonhos. 
  2. Seja verdadeiro consigo mesmo e suas inclinações. 
  3. Busque aprender com as experiências – principalmente as negativas. 
  4. Seja flexível e aceite as mudanças. 
  5. Trabalhe a empatia e desenvolva sua compaixão. 
  6. Escute sua intuição e seja fiel a seus valores. 
  7. Aceite que você não tem todas as respostas e faça perguntas sempre que necessário. 
  8. Entenda como você pode inspirar pessoas e ser agente de transformação. 

Já conhecia esse conceito? Vamos conversar sobre o assunto! 

CEO - JÚLIO CÉSAR HELENO

CEO da Atual Treinamentos e Empregosjobsbr, Palestrante, Mentor de Carreiras, Teólogo Capelão Empresarial, Especialista em Líderes de Alto Rendimento, Jogos Empresariais , Especialista em Dependência Química pelo Denarc

2 a

Pra que um jornal! Basta dizer que você reconhece que Cristo é seu único e eterno Salvador, que você acredita que Ele é filho do Deus Vivo. Que você é um homem de princípio cristão, que AMA o Próximo, que tem um sentimento altruísta verdadeiramente. Inteligência Espiritual não cansa.

Geiziane Ferreira Viegas

Analista de Treinamento e Desenvolvimento, Neuropsicóloga, Pedagoga, MBA em Gestão Estratégia de Pessoas

2 a

Fundamental

Raissa Bruno

Gestão e Gente/ Recursos Humanos/ Cultura de diversidade/ Business Partner/ Headhunter

2 a

Necessário!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos