A internet completa 50 anos no mundo. E no Brasil, como estamos?
Internet comemora 50 anos e vai crescer muito com a implementar da tecnologia 5G

A internet completa 50 anos no mundo. E no Brasil, como estamos?

A internet está completando 50 anos, já é acessada por mais da metade da população mundial, e se tornou nestes anos um serviço fundamental para toda a atividade econômica, social, educacional, corporativa, e virtualmente de qualquer natureza.

O Brasil e o crescimento dos PPPs

E o Brasil está melhorando seu posicionamento, inclusive entre os países desenvolvidos, muito em função da contribuição, nestes últimos anos, dos mais de 12 mil provedores regionais, também chamados de Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), que chegam aos lugares mais remotos.

Em divulgação recente, a Anatel mostrou que chegamos a 228M de acessos mensais por internet móvel e 32,6M em banda larga fixa, dos quais as PPPs, em conjunto, ocupam o 2º lugar, com um total de 9,2M de domicílios (28,3%), no país.

Nos últimos 12 meses, houve aumento de 2,44 milhões (34,59%) de domicílios atendidos por PPPs na banda larga fixa, segundo a Anatel.

Atualmente os PPPs já totalizam quase 9,5M de assinantes (29% do total, em Set/2019) e foram as principais responsáveis pelo crescimento do serviço no país, que alcançou 32,7M de domicílios, aumento de 1,8M (5,74%).

Banda Larga - Principais Indicadores

Recente estudo realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros, divulgado em agosto, revela que 39% dos acessos à internet são feitos por banda larga fixa em conexão via cabo de TV ou fibra óptica.

Apenas 27% é em banda larga móvel, feita por modem ou chip 3G ou 4G, e 10% ainda utiliza banda larga fixa com conexão via linha telefônica (DSL).

A mesma pesquisa revela que a maioria das pessoas utilizam a internet por meio do celular (97%). Em seguida, os principais dispositivos para acesso são computador (43%), televisão (30%) e videogame (9%).

A Tecnologia 5G e sua Implantação no Brasil

Após estes 50 anos iniciais, a evolução da internet nestes próximos anos está condicionada a entrada da nova tecnologia das redes 5G no mercado.

Com a tecnologia 5G, nosso dia a dia vai mudar bastante.

Assistir um programa na TV pelo celular, usar óculos de realidade virtual em simples passeios pelas ruas das grandes cidades e visitas aos pontos turísticos em viagens de férias, visualizar imagens criadas digitalmente por meio de realidade aumentada (RA) em um estádio de futebol, são apenas alguns exemplos concretos e atuais da nova geração 5G de transmissão de dados.

Não é apenas de uma evolução de velocidade, como ocorreu na última transição para o 4G. Trata-se de uma completa mudança de paradigma das comunicações, que criará novos produtos, serviços e modelos de negócio, além de gerar indústrias inteiras.

Em recente evento #Futurecom2019 realizado em São Paulo no fim de Outubro, foi bastante debatida uma das preocupações atualmente mais relevantes no mercado de Telecom no Brasil, que é o risco de atraso na comercialização da tecnologia 5G.

A quinta geração da conexão móvel será fundamental para toda a economia, e no evento #Futurecom2019 ficou claro que a 5G é mais importante ainda para a revolução da Internet das Coisas (IoT), indústria 4.0, agricultura de precisão, assistências médicas remotas e veículos autômatos, entre outras inovações.

A data do leilão das licenças ainda não foi definida pela Anatel, e há interesse das operadoras na prorrogação do certame, em função de ganho de tempo para se capitalizarem e também para melhoria e amadurecimento das regras previstas.

Uma tendência já se visualiza como indiscutível: nos próximos 50 anos a internet, assim como as novas possibilidades de aplicações utilizando-se a grande rede, vai evoluir muito mais que nestes 50 anos inciais, e a vida, em nosso dia a dia, não será mais a mesma.

No site da Anatel também você pode acessar mais informações sobre este tema.

E no Blog da Target Solutions temos diversos artigos sobre Redes de Telecomunicações, Clique aqui para acessar o Blog.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Paulo Florêncio Menezes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos