Internet: regular ou não regular? "Eis a questão"​.

Internet: regular ou não regular? "Eis a questão".

No próximo dia 24/10 estarei em São Paulo palestrando no evento da NIC.br sobre o tema da regulação da internet. Se você tem interesse em participar do evento faça sua inscrição neste link.

Já que o tema da apresentação será regulação da internet, resolvi inovar um pouco no conteúdo da palestra para levar ao debate as percepções de pessoas que utilizam a internet tanto para o trabalho quanto para a vida pessoal. Afinal, somos eu e você que lê este artigo que vivenciamos todas as virtudes e defeitos do mundo web.

Atualmente quando falamos sobre regulação da internet sempre batemos na tecla do impacto das redes sociais na vida em sociedade. E já quero iniciar o debate jogando aqui uma "intriga": Será que a forma como você se relaciona no mundo virtual é exatamente da mesma forma como você se relaciona no mundo real? Você acha mais seguro se posicionar politicamente nas redes sociais ou pessoalmente em sua roda de amigos(as) ou familiares? Você teria coragem de criticar pessoalmente a atitude de alguém com a mesma veemência que faz nas redes sociais?

"Buguei" seu cérebro?! Não?! Então vamos continuar...

Como você lida ou pensa sobre a lista de temas abaixo?

  1. Alta exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais por seus próprios pais ou por si mesmos em detrimento do fácil acesso à tecnologia.
  2. Ainda sobre crianças e adolescentes: quantos de vocês já ouviram deste público que eles(as) querem adquirir um produto ou serviço porque o(a) Influencer que ele(a) segue está usando. E sobre fazer procedimentos estéticos?!
  3. Abra o seu Instagram e analise a "timeline" e a sessão "Explorar". Quais conteúdos o algoritmo costuma apresentar para você? Ele reflete o seu real posicionamento sobre o seu "life style", o que você pensa sobre a sociedade ou até sobre um produto ou serviço que você deseja adquirir?
  4. Você já teve algum problema de saúde na(s) mão(s) porque passou muito tempo passeando na sua "timeline"? E dores no pescoço porque ficou muito tempo de cabeça baixa? Como está sua ansiedade hoje?
  5. O que você pensa quando eu afirmo: Os dados são a nova moeda de troca do mercado? (Esta frase é minha, ok?!) Você consegue utilizar qualquer plataforma ou acessar um site sem precisar compartilhar seus dados pessoais? Tem certeza da sua resposta? Já leu alguma mensagem sobre os cookies ao acessar um site?
  6. Ainda sobre os dados: Você sabia que nos movimentos geopolíticos quem tem informação tem poder?! Espionagem entre países, guerra cibernética e controle das comunicações pelo Estado são temas utópicos ou já são realidade?
  7. Você acredita realmente que as fake news tem o poder de desestabilizar uma democracia ou um país ou esta é apenas mais uma fake news ou teoria da conspiração? Já assistiu o documentário "Privacidade Hackeada" na Netflix e/ou o Episódio 06 ("O homem de confiança") da série-documental "Na rota do dinheiro sujo" também na #Netflix?

Estes são alguns dos pontos que pretendo debater na palestra no NIC.br abordando a experiência brasileira e internacional sobre a regulação da internet.

Qual a sua percepção sobre um (ou mais) deles? Provavelmente o seu comentário será exposto na minha apresentação.

Comente, compartilhe e marque alguém. Espero ver vocês em São Paulo.

PS: Postei e saí correndo com medo do Tribunal da Redes Sociais que condenam em cancelamento, apesar de estar torcendo que viralize. Atenção: Este trecho contém ironias. \o/

#redessociais #direitoregulatório #esg #sociedade #inteligênciaartificial #geopolítica #fakenews #internet #regulação

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Juliana Nóbrega

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos