Intraempreendedorismo: um caminho para inovação

Intraempreendedorismo: um caminho para inovação

O conceito valoriza as ideias que surgem internamente e não fora da empresa

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Mudanças de mindset, geração de novos profissionais e o avanço da tecnologia provocam um cenário de crescente demanda por inovação. E para atender todas as necessidades, os gestores estão olhando para dentro de seus próprios times em busca de intraempreendedores. 

Ser ou se tornar um empreendedor não é apenas questão de dom, mas de exercitar capacidades, se destacar pela produtividade e pela vontade de inovar. E assim, dentro das empresas, se tornar um intraempreendedor.

No livro “Leaders Eat Last: Why Some Teams Pull Together and Others Don’t”, o palestrante motivacional Simon Sinek escreveu: “Se suas ações inspiram outras pessoas a sonharem mais, aprenderem mais, fazerem mais e se tornarem mais, você é um líder”.

E como os líderes podem desenvolver ideias inovadoras internamente através dos seus times? Incentivando o intraempreendedoríssimo da seguinte maneira:

Assumir riscos e incertezas 

Por mais que o empreendedorismo corra mais riscos que o intraempreendedorismo, criar ideias e soluções envolve investimentos e recursos. Isso faz parte do negócio!

No livro “The Four-Hour Workweek”, o empreendedor e autor Tim Ferriss escreve: “O que nós mais tememos fazer é, normalmente, o que mais precisamos fazer”.

Os riscos fazem parte para alcançar os nossos objetivos e não devem ser algo tão temido assim.

Se você tem medo de arriscar, não chegará a lugar algum.  

Crie um ambiente colaborativo para novas ideias 

Um dos princípios da liderança nesse mundo interconectado é a liberdade criativa. Não há desenvolvimento de talentos e, consequentemente, criatividade e inovação sem liberdade de pensar, de expressar opiniões.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ed Catmull, CEO da Pixar, em seu livro Criatividade S.A, aponta um princípio de liderança bem interessante e criativo (claro): “As pessoas ao seu redor têm visões e perspectivas diferentes. É como se você vivesse com elas em um condomínio, porém, em andares diferentes. Ao olhar para o horizonte, cada uma tem uma vista diferente.”

Ter a possibilidade de migrar de área

O intraempreendedor está ligado à área específica na qual atua, mas não quer dizer que ele possa acrescentar novas ideias e propostas em um outro ambiente que não seja o de sua formação.

Em casos de empresas que não tenham uma cultura intraempreendedora, esse colaborador pode influenciar para que se crie uma plataforma em que outros intraempreendedores possam exercer essas características.

É necessário dar espaço às mudanças para renovar e inovar! 

Dê livre interação com a gestão

Do ponto de vista da gestão da inovação, novas práticas e soluções só surgem com o compartilhamento. Por isso, é importante incentivar ações com esse senso de colaboração internamente.

Aqui na Stefanini Brasil, disponibilizamos mentorias com especialistas e líderes da empresa para que os colaboradores desenvolvam suas capacidades de empreender, estruturar e acelerar projetos e, claro, aumentar o networking interno. O impulso interno traz motivação e incentivo aos demais que estão ao seu redor.  

Quais as vantagens de adotar essa cultura? 

·        A criação de novas estratégias, processos e soluções;

·        Desenvolvimento de uma cultura de inovação;

·        Busca por inovações no mercado;

·        Cultura para empreender internamente;

·        Aquisições de novas ventures inovadoras;

·        Análise de mercado, concorrentes e tendências.

Como você pode ter notado até aqui, o intraempreendedorismo vai muito além do simples fato de dar autonomia aos seus colaboradores. É ter diversos níveis e fatores para promover a motivação e a colaboração entre os times internos, adaptar essa cultura com a liderança e quebrar paradigmas quanto a correr riscos e enfrentar incertezas.

E a sua empresa: está atenta a essas possibilidades para ser mais inovadora e relevante no marcado?






Valmir Batista

Executivo de Vendas I Gestor I Treinador de Equipes I Empreendedor I Mentor Comercial I Orientado ao Cliente I Apaixonado por Tecnologia I Entusiasta pela Diversidade, Equidade e Inclusão

3 a

Olá Rodrigo Pádua, tudo bem? Concordo com você em gênero e grau! O intraempreendedorismo, para gerar frutos efetivos, precisa ser tratado com muita seriedade pelos líderes nas organizações.

Rodrigo Pádua Para obter resultados inovadores, as empresas não podem simplesmente mudar o que fazem, mas primeiro devem mudar a forma como pensam. Um novo pensamento leva naturalmente a um novo fazer. Admiro a postura de vcs! A BoxOffice caminha alinhada a este mesmo conceito!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rodrigo Pádua

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos