Inulina, o que é, quais são seus benefícios e onde encontrar
É cada vez maior o crescimento de estudos voltados à área da nutrição que falam da importância da ingestão de fibras solúveis e insolúveis com a finalidade de potencializar nosso funcionamento intestinal. Um tipo de fibra que vem ganhando cada vez mais notoriedade é a inulina, e é exatamente sobre ela que falaremos no artigo a seguir, confira.
Afinal, o que é inulina?
A inulina nada mais é do que um tipo de fibra solúvel presente em uma série de alimentos. Ela pode ser ingerida através de determinados alimentos ou então pode ser usada sob a forma de suplemento alimentar.
Diferente de alguns tipos de fibras, a inulina não é absorvida pelo nosso intestino. Portanto, ela é considerada uma fibra prebiótica, ou seja, que auxilia a nutrir as bactérias benéficas presentes em nosso intestino.
Essas bactérias benéficas alimentadas pela inulina auxiliam a regular o funcionamento intestinal, trazendo uma série de benefícios, que mostraremos logo a seguir.
Principais benefícios da inulina
A ingestão da inulina através dos alimentos que contêm a fibra ou então sob a forma de pré-bioticos é capaz de trazer os seguintes benefícios:
Previne o câncer de cólon
A inulina controla o crescimento de bactérias intestinais que são patogênicas, diminuindo assim, a quantidade de toxinas produzidas por elas que em contato com a mucosa intestinal podem resultar em pequenas lesões que se tornam maléficas ao passar dos anos facilitando o surgimento de câncer de cólon.
Diminui diarreia, cólicas e demais sintomas das doenças inflamatórias do intestino
Colite, doença de chrohn, síndrome do intestino irritável e diverticulite são doenças inflamatórias intestinais que causam bastante desconforto. Por aumentar a hidratação das fezes e diminuir a presença de bactérias patogênicas, a fermentação exagerada do bolo fecal é diminuída, além disso, a estrutura das fezes se torna mais qualitativa, diminuindo a inflamação intestinal, melhorando assim os episódios de crises diarreicas.
Redução dos níveis de colesterol
Por ser uma fibra, a inulina diminui a absorção de gorduras provenientes da alimentação e como consequência reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos.
Sistema imunológico fortalecido
Pelo simples fato de favorecer o crescimento de bactérias benéficas intestinais, evitando ao mesmo tempo o crescimento exagerado de demais bactérias, a inulina contribui para o melhor funcionamento dos enterócitos, ou seja, as células de absorção presentes na mucosa intestinal, com isso, a absorção de nutrientes ingeridos é potencializada e o resultado é um sistema imunológico mais fortalecido.
Em quais alimentos podemos encontrar inulina?
A inulina pode ser encontrada em uma série de alimentos específicos, dentre os principais estão:
- Alcachofra;
- Alho;
- Alho poro;
- Aspargo;
- Banana;
- Cebolas;
- Centeio;
- Cevada;
- Inhame;
- Tomate.
- Trigo;
Além disso, é possível ingerir inulina através de suplementos feitos à base da fibra.
No entanto consumir a fibra a torto direito não é uma boa ideia. Se você quer se beneficiar da ingestão da inulina, consulte um nutricionista de sua confiança, ele é o profissional mais apto a te ajudar com essa questão.
Se você ainda possui algum tipo de dúvida sobre a inulina, ou então alguma experiência benéfica deixe um comentário nesse artigo, é uma ótima maneira de trocarmos informações de qualidade e expandir nosso conhecimento.