Invista no Seu Conhecimento ou Seja Apenas Mais Um

Invista no Seu Conhecimento ou Seja Apenas Mais Um

Outro dia eu estive em um evento, o Peleja Digital. Ao chegar lá, após cumprimentar alguns colegas de profissão e pegar mais algumas informações, fui para o auditório e me deparei com a ótima palestra de Marcos Lenine e Marcelo Sander. A palestra falava sobre "as dificuldades e aprendizados que os profissionais têm e/ou precisam ter no mercado digital" e, entre um caso e outro, um deles falou sobre alunos de faculdade que não se comprometem com o próprio aprendizado.

Há algum tempo vinha observando e comentando com alguns colegas de faculdade e de profissão que, enquanto muitos de nós - profissionais, estudantes e entusiastas - íamos a eventos, passávamos o final de semana inteiro em workshops, acordando às 7 da manhã de sábados para ficarmos das 8h às 20h aprendendo skills que agregariam aos nossos trabalhos e, eventualmente, currículos, muitos estudantes, colegas de curso até, se recusavam a sair de casa em um sábado para estudar, mesmo que fosse um workshop gratuito.

Um dos palestrantes contou a história de eventos pros quais indicava os alunos e percebia que, quando os eventos aconteciam aos finais de semana, apenas 5 alunos, em uma classe com mais de duas dezenas de estudantes, compareciam. Quando questionava o motivo, os alunos diziam: "Ah, professor. O curso é sábado e eu já estudo de segunda a sexta".

Confesso que achei isso bem familiar. Não para a minha surpresa, esse palestrante completou: "O aluno quer o diploma e não o conhecimento, e esse é um perfil que o mercado evita". Curiosamente, poucas semanas antes, um amigo que está no mercado há mais de 10 anos me disse, numa conversa sobre o mesmo assunto: "esse perfil já está eliminado do mercado, Alex".

Tanto é verdade que se você olhar ao seu redor, verá que seus colegas que tem ou tinham esse perfil muito dificilmente conseguem, conseguiram ou conseguirão colocações em suas áreas de formação. Muitos continuam trabalhando nos mesmos empregos que tinham antes de darem início à graduação ou ainda permanecem desempregados, e, frequentemente, RECLAMANDO.

Mas por que isso acontece? A resposta é simples: por terem negligenciado as oportunidades que tiveram no passado. Deixaram de fazer um workshop gratuito, deixaram de investir o dinheiro de uma festa em um evento sobre sua área de interesse, sequer se esforçaram para tirar uma das centenas de certificações gratuitas disponíveis na internet.

Samuel Pereira, um dos maiores nomes do mercado digital brasileiro, costuma dizer que eventos são pontos de virada. E posso atestar que sim. As pessoas que estão nesses eventos estão comprometidas com o próprio conhecimento, comprometidas com o próprio desenvolvimento e com o desenvolvimento de seus negócios, estejam elas empreendendo por conta própria ou empreendendo no negócio de outro alguém. São pessoas que não se importam de passar um sábado, às vezes, um final de semana inteiro em um auditório. Pelo contário, são pessoas que querem algo mais e, em muitos desses workshops, aprendem coisas que mudam completamente suas vidas/negócios/etc.

Meu ponto aqui é não é criticar você não quer acordar num sábado ou domingo e ir participar de cursos, workshops, etc., mas sim provocar uma reflexão: você, estudante, profissional (principalmente da área do marketing digital), quer o título ou quer o conhecimento? Quer ser só mais um na sua área ou quer fazer a diferença? Quer continuar na média ou quer se destacar? Seu título pode ser tirado de você, mas seu conhecimento, esse não.

Invista em você.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alexander Souza

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos