IoT em foco – Indústria 4.0 e Manufatura avançada.

IoT em foco – Indústria 4.0 e Manufatura avançada.

Atualmente, em várias oportunidades do dia a dia tenho conduzindo diálogos interessantíssimos sobre IoT (Inthernet of Things) com profissionais que atuam em áreas técnicas ou não, sobre esta conjuntura produtiva que está sendo considerada a 4a Revolução Industrial. Todos entendem que a revolução industrial está baseada na disruptura da Informação, não há discordância sobre esta definição, porém a conclusão final no ponto Revolução Industrial diverge de acordo com a formação técnica e cultural de cada um. A ótica estimula os desvios sobre as conclusões desta questão: Estamos ou não na 4a Revolução Industrial?

Para apresentar pontos de reflexão sobre o assunto, irei descrever 3 diferentes características deste atual cenário, sendo: Social, Tecnológico e Produtivo. Vamos inicia-los pelo final.

Produtivo – Toda e qualquer processo de produção de bens de consumo ou de transformação, tem uma “receita” que deve ser obedecida. Seja na atividade de plantar legumes, frutas e verduras ou a fabricação de peças diversas nas indústrias, que serão utilizadas para a montagem de aparelhos, máquinas ou até mesmo robôs colaborativos. Nesta situação, esta “receita” quando está bem acertada, monitorada e o fabricante ou produtor possui controle das variáveis desta etapa da produção, podemos dizer que existe uma Manufatura Avançada. Pode-se reconhecer a interação entre a automação industrial, avanços dos sistemas de computação, comunicação e informação provenientes do processo através do meio físico Internet (Inthernet of Things) em todas as máquinas e etapas da produção.

Tecnológico – Mantendo a sequência de análises da fase acima, o desenvolvimento tecnológico que não foi “puxado” pelas indústrias de manufatura, começa a interferir na mesma e no processo de Manufatura Avançada, proporcionando um passo a mais no conceito de IoT. Neste ponto, toda a informação desta manufatura está armazenada com o produtor, ou seja, na fábrica ou no campo e podendo ser disponibilizada nas nuvens (Information Cloud) para “alimentar” a próxima fase da cadeia produtiva. A utilização do conceito de informações nas nuvens possibilita que qualquer aparelho com permissão de acesso (segurança) e conexão à internet tenha livre acesse as informações e, assim sendo, esta etapa bem mais eficiente nos cumprimentos das tarefas na cadeia produtiva. Neste caso, podemos citar como exemplo a empresa contratada para transporte e distribuição, que poderá otimizar sua frota devido a informação de quantidades e tipos de peças produzidas pelo cliente. Caracteriza otimização de custo, tempo e ainda ajuda o meio ambiente na diminuição de emissão de CO2.

 Social – A sociedade acabará se beneficiando com toda esta revolução, com as informações em tempo real de suas compras, gastos, customização de produtos e preferencias nas escolhas dos prestadores de serviços, incluindo aqui os consultores.

Contudo a nova realidade solicitará uma adaptação, como qualquer mudança. Uma mudança tem dois lados que são dos benefícios e das perdas. Alguns benefícios: a criação de novos horizontes profissionais, novas oportunidades de negócios, de fornecimento de serviços, de automação e de gerenciamento da informação. Ainda não se pode quantificar todos os benefícios desta etapa da revolução. Hoje as perdas estão com foco e atenção na mão de obra, que necessitará de uma maior qualificação dos profissionais ao novo processo.

A Industria 4.0 é um conceito abrangente de interligação de todas as etapas de fabricação do produto de uma indústria ou produtor, incluindo principalmente a Manufaturas Avançada, com o mercado de foco destes produtos. Provendo aos clientes uma interação “on line” de todas as informações deste produto final.

Esta interligação das informações somente é possível pelo conceito de IoT, que é uma rede de coisas conectadas entre si e atuando em um ecossistema conjunto, em conectividade e com aplicativos e/ou serviços, com outros objetos.

Ronaldo Gabriel dos Santos - Consultor de máquinas, projetos de automação e controle Palestrante e Sócio na Galáxia Engenharia de Máquinas

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos