IoT - Internet das Coisas
Definição de Internet das Coisas
O termo "IoT," descreve o grande e cada vez maior conjunto de dispositivos eletrônicos que operam entre redes de escala local e global. Ao contrário da Internet normal, a IoT é composta apenas por dispositivos inteligentes. Entre seus usos estão a captação de dados operacionais de sensores e a coleta de dados para o controle de dispositivos inteligentes e gerenciamento de banco de dados com a finalidade de que eles possam interagir entre si e gerar analises e interações.
Quando falamos de “coisas” em IoT, estamos nos referindo a qualquer objeto que teve a implementação de sensores e outros sistemas digitais para funcionar de forma mais inteligente por meio da troca de informações com pessoas e outros objetos, não necessariamente utilizando conexões de internet.
Essas trocas de informações podem ocorrer via radiofrequência (RFID), WiFi, Ethernet, Bluetooth, entre outras formas de conexão existentes atualmente, e os sistemas de redes de comunicação existem em diferentes proporções, podendo ser conectados à web mundial ou apenas à rede de casa.
Por que a Internet das Coisas?
Através da IoT podemos baratear todo tipo de componente eletrônico tirando das grandes marcas lucros exorbitantes e portanto produtos caros e obsoletos do mercado, ela trouxe a pessoa "normal" ou "classe media e baixa" a oportunidade de ter a solução de um problema em suas mãos a preços muito baixos e acessíveis, podendo ser adaptadas a necessidades exclusivas e receber em troca altas taxas de performance.
Podemos dizer, que essas tendências podem ser destacadas e que deverão impulsionar a inovação:
- Interoperabilidade
- IoT impulsionado por indústrias
- Maior adoção do IoT do consumidor
- Soluções de segurança em constante evolução
- Inovações múltiplas combinadas com o IoT
- Software e Dados
- Transporte logistico
- Agricultura inteligente
Veículos, sensores, aparelhos portáteis, etc estão crescendo a uma taxa exponencial e atualmente são o centro de qualquer discussão relacionada à Internet das Coisas, o número de dispositivos conectados tende a ser superior a 50 bilhões nos próximos 3 anos.
Concluindo
É melhor ir se acostumando ou melhor se aprimorando, a IoT veio para ficar e mudar o modo como vivemos, o futuro altamente tecnológico está muito mais próximo do que imaginamos, nós próximos anos veremos uma avalanche de aparelhos vinculados a IoT, ultrapassaremos 50 bilhões de aparelhos interconectados.
Muitas e a maioria das empresas que não estiverem se reinventando e investindo para estar adaptadas a essa nova onda "IoT" infelizmente vão perecer.
Rio das Pedras 27/12/2019, por Ariel Civolani Bonassa engenheiro de controle e automação industrial.