IOT, Trator e Celular - O que isso tem em Comum? - Atualizado!
Inovação e tecnologia à favor da produtividade agrícola e agropecuária.
Quando lembramos das nossas tardes em frente à televisão prestigiando a SKYNET do "Exterminador do Futuro" ou também a ROSIE dos "Jetsons", acharíamos que este seria um futuro distante e que provavelmente nossos netos presenciariam, estávamos equivocados.
IOT, BIG DATA, Machine learning... estes são assuntos que estão em alta não somente nos departamentos de robótica ou engenharias da computação, mas também no campo elas se fazem presentes.
Produtores rurais hoje têm o benefício desta tecnologia para auxiliarem na tomada de decisão rápida e acertiva que além de maximizar os resultados, esta eficiência na solução dos problemas na lavoura diminuem os danos, sejam ocasionados por plantas daninhas, nematóides ou até atraso na logística. Todas as plataformas conectadas para proporcionar ao produtor rural variadas soluções on-line para seus serviços que atenda todas os segmentos do setor agrícola ou agropecuário.
Conectividade no campo!
Temos dois cases de sucesso que abrangem esta realidade, a Usina São Martinho e a SLC Agrícola. Ambas empresas do setor agroindustrial brasileiro que têm se destacado pela utilização destas plataformas automatizadas para o melhor dimensionamento, planejamento, controle e operação de suas unidades.
Usina São Martinho S/A - Um dos maiores grupos sucroalcooleiros do Brasil iniciou uma parceria com o CPQD com apoio do BNDES para a criação de uma rede banda larga móvel baseada em tecnologia LTE. "... um grande passo para humanidade!". Desta forma de dentro da unidade industrial, os analistas conseguem acompanhar a operação de cada maquinário que se encontra no campo e validar cada processo identificando os desvios operacionais. Tratando no momento em que acontecem. A IOT utilizada permite a captação e inserção destes dados em um banco onde são analisados, tratados e acompanhados pela coordenação full-time. Melhorando o tempo de resposta para cada desvio e aumentando assim a eficiência operacional.
SLC Agrícola - Empresa focada na produção de commodities agrícolas, como algodão, soja e milho. Conta com mais de 400 mil hectares agricultáveis distribuídos pelas 16 unidades do grupo localizadas em 04 estados. Ao invés de atuar juntamente com o CPQD, firmou parceria com a operadora de celular TIM no projeto "4G no Campo". Seguindo o mesmo padrão de interação das tecnologias embarcadas e a conectividade no campo para tomada de decisões.
Ambas empresas têm investido no setor de tecnologia da informação pra que tenham uma ponte direta da gestão com a operação. E isto é o que têm feito diferença nos resultados alcançados pelos dois grupos. A conectividade para utilização da internet das coisas captando, tratando e analisando os dados emitidos pelas tecnologias embarcadas nos equipamentos agrícolas e levando estas informações à gestão para tomada de decisão e todo o ciclo no prazo de alguns segundos é àpice da inovação? ou somente o início de uma nova era?
Isto são cenas para os próximos capítulos...
Atualização: 06/01/2020:
E os próximos capítulos chegaram! Foi ao ar, ontem (05/01/2020) na Rede Globo de Televisão o programa comemorativo de 4 décadas "Globo Rural". Incrivelmente, falando sobre este assunto que na data de publicação deste artigo era tão peculiar! Mais incrivelmente citando o Grupo São Martinho de Pradópolis e seu pioneirismo na Agricultura Digital no Setor Sucroenergético.
O Futuro? Começamos a vivê-lo. Os nossos sonhos de criança de controlar um Helicóptero que transportassem nossos brinquedos, já são realidade com os drones. A Era tecnológica está aí!
Engenheiro Agrônomo. Consultor. Especialista em Solos e Nutrição de Plantas
5 aParabéns pelo artigo! Além da conectividade no campo, essa nova era do agro depende de pessoas altamente capacitadas e multidisciplinares. Outro desafio é a mudança cultural e aceitação do produtor. Mesmo que introduzir a robótica no setor é cada vez mais crescente e constante, o fator humano sempre será a chave do mundo digital.