Ir ao psicólogo não é um bicho de sete cabeças
Infelizmente ainda existe o preconceito de que psicólogo é alguém com quem você vai apenas bater um papo e que isso poderia ser feito com qualquer pessoas. Só que não funciona assim.
O que ocorre é que muitas pessoas só vão ao psicólogo quando a situação já se agravou e chegam ao consultório esperando soluções milagrosas.
Algumas pessoas chegam a pensar que tudo o que o psicólogo faz é dar as melhores dicas para solucionar problemas. Chega até a ser engraçado, a pessoa diz:
"Oh, vou te contar rapidinho o que tenho e você me diz o que devo fazer para solucionar essa situação"
Como se fosse tão simples.
Imagine o seguinte:
Exemplo 1
. Você tem crise de ansiedade desde a adolescência. Hoje você é uma pessoa adulta e ainda não sabe lidar com suas crises de ansiedade. Acredita mesmo que umas poucas dicas, mesmo que sejam muito boas, vão solucionar um problema que já dura anos?
Exemplo 2
. Você se sente um merda na vida, nada do que faz deu certo e todo dia você tem a sensação que precisa "matar um leão" para sobreviver. Você não está vivendo, você está apenas sobrevivendo, não curte a vida, não desfruta de nada, sua vida é sem graça e nada parece fazer sentido. E isso tudo faz você sentir um vazio enorme ai dentro do seu ser. Acredita mesmo que tudo o que você precisa é um conselho para mudar de vida?
Exemplo 3
. Você vive um problema de relacionamento que sente que está mais furado do que escorredor de macarrão. Você não faz a mínima ideia de como lidar com isso, só sabe que dói o que está vivendo e passando. Então, diga-me, tudo o que você precisa realmente é de uma dica de ouro que vai salvar o teu relacionamento?
Vamos ser honestos com nós mesmos. Essas e muitas outras situações difíceis não são, e nunca serão, resolvidas com uma dica ou uma orientação (seja de um amigo ou de alguém da família, e muito menos de um psicólogo - não existe tal milagre).
O grande "trunfo" da psicoterapia se chama autoconhecimento, esse é o verdadeiro benefício. Através da relação terapêutica, o psicólogo leva a pessoa a conhecer aspectos de si mesma que, muitas vezes, ela sequer fazia ideia que tinha.
Em outras palavras, durante a terapia, você conhecerá algo novo a seu próprio respeito. E isso é o que chamamos de amadurecimento.
Amadurecer não tem nada a ver com obter muito conhecimento sobre coisas, sobre o mundo ou sobre a vida. Amadurecer não tem nada a ver com experiência de vida.
Amadurecer significa CONHECER ALGO NOVO a respeito de si mesmo.
Agora, preste atenção neste exemplo:
Você está conversando com uma pessoa que você acabou de conhecer e você opina algo a respeito dessa pessoa. Algo que você percebeu nela, algo que ela não concorda, mas você viu que ela é desse jeito, embora ela insista que ela não é assim. Vocês acabam discutindo e ela tenta terminar a discussão com a frase "Você não me conhece".
Isso soou familiar para você? Aposto que sim, aposto que você já passou por isso conversando com alguém. E aposto mais: aposto que houveram vezes que você também já foi essa pessoa que uma outra pessoa que acabou de te conhecer disse algo a teu respeito, algo que tu não gostou, mas que ela viu que fazia parte de ti, algo que tu mesmo não sabia que era uma faceta da sua personalidade.
Sabe, quando situações como essas ocorrem, nós, humanos, somos fracos e fugimos, negamos, dizemos coisas como "você não me conhece". Mas confesse, lá no fundo você fica na dúvida, em algum momento você vai chegar com pessoas mais próximas e vai perguntar, fingindo que não quer nada: "você acha que sou assim?"
Confesse, você já fez isso.
Claro, se a pessoa for seu amigo, ela não vai querer te magoar e vai tentar enfeitar as coisas e dizer "não, imagina, você é maravilhosa". E esse tipo de resposta não convence muito. Sabemos disso.
Então, quando você vai no psicólogo, ele vai fazer isso muitas vezes. Vai revelar facetas da sua personalidade que você não conhece, que você não admite, mas que ajudam a você se conhecer mais. E quanto mais se conhecer, mais maduro você se torna.
Quando uma pessoa se conhece a fundo, ela consegue lidar melhor com suas emoções e com o seu comportamento. Consequentemente, você passa a lidar melhor com muitos acontecimentos na sua vida.
Sabe quando você faz algo ruim e diz para si mesma "não sei porquê fiz isso". Isso ocorre porque você não se conhece, não tanto quanto imagina. Quando nos conhecemos profundamente sabemos exatamente porque fazemos ou deixamos de fazer alguma coisa.
O objetivo último da psicoterapia é apenas um: ter uma vida melhor, melhor consigo mesmo, melhor com as pessoas que convivemos, melhor com nossos relacionamentos, melhor com o dia a dia e todas as situações inesperadas e inusitadas do qual não conseguimos prever, mas que agora podemos saber como agir, como lidar, como vencer, como superar.