Ir para o mercado de trabalho sem saber se comunicar é igual ir para guerra sem arma

Ir para o mercado de trabalho sem saber se comunicar é igual ir para guerra sem arma

Você mal começou a falar e já tem gente mexendo no celular, com a mão segurando o rosto ou com o olhar perdido em devaneios particulares. Fazer uma apresentação para os colegas de trabalho, dar uma palestra ou vender uma ideia ou produto pode ser um tormento para quem assiste e quem está falando.

Mas existem várias artimanhas que podem te ajudar nessa jornada. Separei 3 estratégias de comunicação que ensino e trouxe exemplos do professor do MIT, Patrick Winston. Ele sempre fazia questão de ensinar seus alunos de engenharia a se comunicarem melhor e suas aulas de "Como falar" eram tradição no MIT.

Aprenda a fisgar seu público no começo

Tenha um gancho! Um ganho é algo que desperte a atenção do seu público logo no início. Não é à toa que o professor Patrick Winston começava as aulas afirmando que assim como oficiais não mandam soldados para guerra sem armas, universidades não deveriam mandar estudantes para o mercado de trabalho sem que eles saibam se comunicar.

Ele afirmava que quem não sabe se comunicar vai ser devorado lá fora, não vai ter ferramental para vender suas ideias e mostrar seu conhecimento e talento. Com essa afirmação, ele já ganhava a atenção de todo mundo! Ninguém quer ser devorado lá fora.

Depois que atraiu a atenção do seu público, faça uma promessa para quem está te ouvindo. O que as pessoas vão ganhar te escutando? O que você vai apresentar para elas? Fale logo no início porque é importante te ouvir. O público, seja um colega de trabalho ou um futuro investidor, precisa saber porque está dando o tempo dele para você. O que você vai dar de conteúdo que vale a pena ele não ir para o celular?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Não perca seu público!

Outra tática para manter sua audiência com você, é ir conduzindo ela. Tente estruturar sua apresentação em forma de tópicos para que fique claro o que você vai apresentar lá. Seja criando “4 maneiras para alavancar as vendas do nosso departamento”, “quais ferramentas de gestão iremos usar na empresa agora” ou “motivos para comprar minha startup”.

Pontue verbalmente (repare que eu disse verbalmente! Não estou falando de um power point cheio de pontinhos, pelo amor de Deus) o que você vai passar. Faça isso sempre delimitando bem o tema. É alinhar expectativas. É delimitar o assunto. É ter certeza que vocês todos estão falando a mesma linha, sobre o mesmo assunto.

Como deixar seu público com você até o final

Durante a apresentação é interessante usar estratégias de comunicação para manter seu público com você. Uma delas é fazer perguntas. Mas atenção! A pergunta não pode ser muito óbvia, porque as pessoas ficam com vergonha de responder. Nem pode ser muito difícil, para as pessoas não terem nada a falar. Se você tiver segurança, pode colocar algo engraçado, uma piada ou algo que quebre o padrão mais sério que você tem. Eu adoro usar algo cômico nas minhas...

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Depois desses momentos de pergunta, piada ou qualquer quebra da normalidade, jogue novamente a ideia principal da sua mensagem!!! Depois dessas “quebras” a atenção do público volta completamente para você e é sempre importante repetir o ponto principal do que você quer falar nesses momentos. Você pode falar de modos diferentes, mas a mensagem mais importante tem que ser repetida.

Lembre-se! Não desperdice seu talento e seu conhecimento por não saber se comunicar. Uma boa comunicação não é um talento nato. Assim como uma arma para um soldado, é uma ferramenta. Você pode adquirir! E uma vez com ela, é só treinar, treinar e treinar até atingir seu alvo. 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos