A Irreversível Revolução Digital - Empregado x Empreendedor
Reinvente-se

A Irreversível Revolução Digital - Empregado x Empreendedor

Neste pequeno artigo quero chamar a atenção daqueles que ainda não perceberam que estamos vivendo em plena era digital e que é, de fato, irreversível. Quem ja se apercebeu disso, evidentemente, está inserido na Nova Economia e usufruindo das inumeras possibilidades e oportunidades. Para efeitos comparativos, vamos levar em conta aqui duas questões fundamentais que são:

Ser Empregado ou Empreendedor?

Estes dois tópicos, se formos nos aprofundar mesmo, nunca faltaria assunto para falarmos deles mas vamos considerar o básico de cada um deles ligando-os ao titulo do artigo.

Infelizmente o nosso sistema de ensino há bem pouco tempo atrás não falava em empreender e sim em empregos e ai preparava as pessoas para serem empregadas. Isso por si só já era (e ainda é) uma aberração pois essa condição não despertava o interesse na pessoa de ser o patrão e sim de ser o empregado. Não ascendia na pessoa a chama de que pode sonhar e realizar seus sonhos, mas a preparava para ajudar a realizar o sonho do patrão. Em troca disso vendia-se (ainda vende-se) a idéia de sgurança e estabilidade que, de fato, nunca existiram. Um emprego estável e seguro só seria possivel se a empresa fosse absolutamente imune de falência ou de altos e baixos. O que não é verdade. Tudo é factivel de mudança e tudo pode acontecer a qualquer momento. Creio que nem precisa aqui citar nomes de grandes empresas no mundo inteiro que nos ultimos 20 anos sucumbiram quando se imaginava ser impossivel, mas foi.

Empregado

O primeiro grande risco de um empregado é perder o emprego, independente da idade, da formação, das habilidades e muito menos das responsabilidades pessoais que tenha para cumprir.

O segundo, e o pior deles, é ter dedicado uma boa parte da sua vida, na juventude, para se especializar em uma profissão porque na empresa dele havia a possibilidade de seguir uma carreira. Um dia ou é demitido ou a empresa fecha!!! E agora José? Imagine a pessoa que se especializou em desnvolver uma forma de revelar fotos na Kodak de forma mais rápida e economica para a empresa. Ai de repente a Kodak, pumba! Faliu! Onde ele vai trabalhar agora depois de 20, 30 anos dedicado à empresa e àquela profissão? E assim são inumeras profissões, e pasmem! Ainda tem gente estudando horrores para trabahar em profissões que não existem mais da forma que eram antes. Isso vai desde o trabalho Rural como Urbano. A robotização substitui profissões jamais imagináveis que pudessem ser realizadas por máquinas. Isso podemos ver na medicina, no direito, no campo, na engenharia, na matemática nem se fala, nas áreas de serviços técnicos, nos escritórios e etc.

O terceiro risco do empregado. Considerando aquele que conseguiu, em fim, se aposentar. Trabalhou 40 horas por semana, durante 40 anos e vai se aposentar com 40% do que ganhava. O famoso clube dos 40, 40 , 40. Sem falar que existe a grande possibilidade de ainda ser sócio do SPC e Serasa. Resultado: Vai ter que fazer o famoso bico para complementar a renda e continuar fazendo o que sempre fez: Dormir, acordar para trabalhar e dormir outra vez para repetir tudo no dia seguinte em troca de manter um teto (quando se tem), se alimentar e sobreviver no limite que ele mesmo lhe impôs. Se você está nesta situação, não se culpe, você foi preparado para isso durante uma vida inteira. E se estar no fundo do poço, financeiramente, falando, parabéns! Você está no melhor momento da sua vida para provocar a mudança que sempre desejou. Pois não se costuma poupar na "fartura" e sim na escassez. E não tem idade para isso! Todo tempo é tempo nos tempos de hoje. Mas a mudança que você quer ou precisa na sua vida começa com a mudança dentro de você mesmo! A chave para isso é começar a entender que: "Um salário vai te dar um meio de vida, mas lucro vai te trazer fortunas". Jim Rohn. Então começe a empreender e a ter lucro. E a primeira coisa a fazer quando tiver lucro é reinvesti-lo! Repito, não tem idade fisica para isso nem exigencia alguma. Se você tem uma mente jovem e prospera você pode alcançar o que quiser ou até mesmo o que sempre sonhou!Acredite em você! A Irreversivel Revolução Digital está ao alcance de todos.

Empreendedor.

Quem se destina a ser empreendedor ao invés de empregado já sai com algumas vatangens

1 - Nunca nunca será demitido

2 - Trabalha para realizar seu próprio sonho

3 - Tem a liberdade de fazer o seu horário

4 - Não tem salário limitado

5 Liberdade de escolha

Entretanto, é preciso, também, trabalhar naquilo que escolheu para empreender e ser disciplinado no cumprimento dos afazeres pois, seus resultados dependem diretamente das suas ações, seja executando, seja deliberando ou coordenando.

Dois dos mais complexos fatores para quem vai empreender são:

a) Capital

b) Conhecimento

Tanto um como outro são perfeitamente solucionáveis nos dias atuais.

Em tratando-se de Capital, conforme o titulo deste artigo, dada a Irreversível Revolução Digital, é possível se encontrar oportunidades altamente lucrativas a Custos de Investimento extremamente baixos, inclusive Custos Operacionais = ZERO. Logo esse que é um dos grandes causadores do fechamento de empresas nos primeiros 2 anos.

Empresas de Inteligencia Artificial, por exemplo, utilizando-se de meios de publicidade digital, oferece grandes possibillidades de ganhos nesse segmento que chega a render entre 25% e 35% ao mês sobre o Capital investido. Você simplesmente investe, digamos USD 100 em um robô que irá fazer publicidade para gerar comprar nas empresas pré acordadas para darem Cashback a empresa dona do robô. Toda vez que o robô publique seu produto de forma automática que gere vendas, a empresa vendedora paga um % para ela e ela (a dona do robô) divide esse cashback recebido com você de forma que o seu Capital investido no robô lhe renda, no minimo de 25% 35% ao mês.. E em dolar!!

Também existem hoje excelentes Franquias com preços viáveis em se tratando de empreendimento tanto físico Virtual. O Segredo por que que muitas pessoas ainda não atentaram para esse mercado do empreendorismo, seja virtual ou físico. Na verdade não é segredo, é exatamente como cada um foi preparado. Se para ser empregado e pensar como empregado, preso ao ínfimo salário fixo e a falsa sustentabilidade, ou para empreender livremente e sem limites.

Outro possivel entrave é o fato de que ainda termos um analfabetismo digital muito grande, o que costumo chamar de "analfabytismo". Temos pessoas que não sabem nem o que é um Ctrl-C Ctrl-V. Mesmo e principalmente aquelas que atuam em redes sociais gastando tempo e energia com futilidades. Unindo isso ao comodismo e a falta de conhecimento temos aí uma boa parcela da população em situação difícl, financeiramente falando. Também não poderemos querer que todas as pessaos sejam expert com a linguagem e operações digitais.

Quem nasceu de 90 para cá, evidentemente, tem mais facilidades com essas coisas porém quem nasceu antes não tem toda culpa por não saber de tudo pois tudo isso lhes foi colocado a disposiçao querendo ou não e nem todos tem as mesmas flexibiliades para entender essa linguagem. Mas as pessoas tem vem evoluindo bastante nessa área até porque não tem outra saída. Ou vai,ou racha!

Em um mundo de multifacilidades também traz muitas coisas perigosas, principalmente àquelas voltadas a ganhos fáceis. Haja visto a enormidade de pirâmides financeiras que surgem de forma avassaladoras e todas com argumentos "convincentes" a ponte de enganar mesmo aqueles que tem um certo conhecimento mas, pela ganancia e pea facilidade ofertada acabam entrando em furadas. Mas existem muitas coisas boas e verdadeiras. Não se pode matar todo o rebanho saudável por causa de uma ovelha doente. Mas é preciso cautela e buscar informações sobre o que surge para poder peneirar e ficar com ouro.

Não quero dizer com isso que estou antevendo o fim do emprego e que ele vai acabar de um vez. Não é isso! Mas de fato é que vimos vendo ao longo dos tempos, especialmente da década de 90 para cá, é que a oferta de empregos nunca mais foi a mesma e nem será. Porém vamos continuar tendo empresas que vão continuar precisando de mão-de-obra física e sempre haveremos de ter as pessoas certas para as ocupações certas. Mas dizer que isso é que vai gerar fortunas para quem vende sua mão-de-obra e seu tempo isso seria uma hipocrisia.

Em resumo, a verdade é que, nos dias atuais, dadas as facilidades digitais, fica no sufoco sem dinheiro e dependendo de emprego quem quer ou não quer aprender nada sobre a Nova Economia.

Espero que este artigo lhe tenha sido útil.


No mais lhe desejo Saúde e Sucesso!












Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos