A ISO 14001 um instrumento para auxiliar a implantação de um sistema de gestão ambiental
Ao decidir implantar um sistema de gestão ambiental em sua organização, primeiramente sugere-se a elaboração de um projeto onde deverá contemplar os gestores responsáveis pela implantação do mesmo e além disso seguir uma norma para guiar e orientar este projeto. Neste sentido, para o sucesso de um sistema de gestão ambiental (SGA) algumas normas podem ser consultadas, entre elas está a ISO 14000. De acordo com Zanatta (2017), a ISO 14000 refere-se a um grupo de normas relativas a Sistemas de Gestão Ambiental, em que destaca-se a ISO 14001 própria para Sistemas de Gestão Ambiental. Segundo a autora esta norma contém requesitos para auxiliar o monitoramento dos sistemas de gestão ambientais, porém, não define a forma e o grau a ser implementado o que facilita as empresas criarem suas próprias soluções para o cumprimento da norma considerando sua realidade empresarial.
Zanatta (2017), embasada na norma NBR ISO 14001 (2004), destaca a estrutura da norma em: Prefácio, Introdução, 1. Objetivos 2. Referências Normativas 3.Termos e definições 4. Requisitos do sistema de gestão ambiental 4.1 Requisitos gerais 4.2 Política Ambiental 4.3 Planejamento 4.4 Implementação e Operação 4.5 Verificação 4.6 Análise pela administração
Dentre as dificuldades dos gestores na implantação desta norma, Zanatta (2017), embasada em Oliveira e Serra (2009) destaca a “resistência dos colaboradores em relação aos processos de auditoria interna e externa, aumento de custos e dificuldade de cumprimento de alguns requisitos da norma em função de constantes mudanças na legislação”. O que de certa forma acarreta em desafios aos gestores pois todos os impactos ambientais serão analisados, monitorados e controlados levando em conta a melhoria contínua do SGA.
Para a melhoria contínua a ISO 14001 apresenta alguns instrumentos para auxiliar o atingimento dos resultados. De acordo com Zanatta (20017) " para atingir a melhoria contínua, utiliza-se a metodologia da ISO 14001 com a abordagem PDCA (Plan, Do, Check, Act), correspondendo ao planejar, executar, verificar e agir."
Este tipo de sistema proporciona a uma organização desenvolver sua política ambiental, estabelecer objetivos, metas e processos para alcançar os objetivos da política, além disso, de acordo com a necessidade, melhorar seu desempenho e demonstrar as conformidades do sistema com os requisitos desta norma ( ZANATTA, 2017, apud DE MIRANDA et al., 2008).
Fica aí uma dica para implantação de um SGA em sua organização. Bom trabalho a todos.
REFERÊNCIAS
ZANATTA, P. Gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável. Revista Gestão e sustentabilidade ambiental. Florianópolis, 2017.