It's Not in my Job Description

It's Not in my Job Description

Quantas vezes, ao longo de nossa carreira profissional, falamos, tivemos vontade de falar ou ouvimos o argumento de que alguma tarefa não é parte da descrição do cargo? Complexo isso, não?

Como recrutador executivo, o que tenho a mais absoluta certeza, é que não existe absolutamente nenhuma descrição de cargo que descreva precisamente o que um determinado colaborador irá executar ao longo de sua jornada na empresa, nem no ato da contratação e menos ainda com o passar do tempo.

Quando um colaborador diz que algo não faz parte de sua descrição de cargo, é importante abordar a situação com empatia e principalmente comunicação eficaz, podendo ser respondida de diversas maneiras:

  1. Escute e valide sua preocupação: "Eu entendo suas preocupações e quero ouvir mais sobre por que você acredita que essa tarefa não faz parte de sua descrição de cargo."
  2. Explique a situação: "A razão pela qual estou pedindo que você faça isso é ..."
  3. Relacione a tarefa com o cargo: "Embora essa tarefa possa não estar explicitamente listada em sua descrição de cargo, ela é relevante para nossos objetivos e é uma parte temporária de suas responsabilidades, dadas as circunstâncias."
  4. Abra o diálogo: "Como podemos tornar isso mais gerenciável para você? Você tem alguma preocupação específica que gostaria de discutir?"
  5. Ofereça apoio e recursos: "Estamos aqui para apoiá-lo durante essa transição e, se necessário, podemos fornecer treinamento ou recursos adicionais para ajudá-lo a cumprir essa tarefa que certamente lhe trará conhecimentos adicionais importantes."
  6. Mantenha a porta aberta: "Se você tiver outras preocupações ou sugestões, por favor, sinta-se à vontade para compartilhá-las. Queremos garantir que todos se sintam confortáveis e produtivos em seu ambiente de trabalho."

Tais abordagens demonstram compreensão, comunicação eficaz e disposição para trabalhar em conjunto para encontrar uma solução que funcione para ambas as partes.

Importantíssimo ressaltar que prioridades mudam constantemente, resultando em mudança constante das responsabilidades de cada colaborador. Temos que avaliar com serenidade e empatia essas mudanças, tanto no papel da parte demandante quanto no papel de afetados por essa mudança, e entender que tais "desvios" da descrição são necessários para manter ou devolver a empresa a seu rumo de crescimento e saúde, e que ultimamente afetará a todos.

Aqui na Alexander Hughes, em todas as demandas, avaliamos a descrição do cargo e antes de iniciarmos qualquer busca passamos por uma série de conversas com os gestores, pares e dada a possibilidade também subordinados ao cargo pretendido, afinando a descrição inicial e redesenhando-a para que seja a mais precisa possível desde o início, assim evitando surpresas desagradáveis. A avaliação externa, abrangente e isenta que fazemos traz uma transparência e precisão muito maiores que quando conduzida internamente, e uma prova disso é o fato de que ao longo de quase 70 anos de história, tivemos mais que 98,5% de sucesso nas contratações, dado medido através da utilização da nossa garantia para as posições executadas.

Confie na Alexander Hughes para suas necessidades de busca executiva e você se beneficiará de nossas décadas de experiência, dedicação incansável, comprovado histórico de sucesso e uma perspectiva verdadeiramente global, que integra e compartilha conhecimentos entre todos os nossos escritórios. Juntos, pavimentaremos o caminho para o crescimento e prosperidade futuros de sua organização, com os líderes certos conduzindo o caminho.

Perfeito Guilherme Di Ciero Fernandes! Parece simples….entenderiamos o medo ou a falta de maturidade para colocar suas preocupações. Já, quem toca o barco jamais deve ter essa postura. 👌👌👌

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos