Já ouviu falar em Mercado 4.0 ?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O mercado 4.0 está reinventando nossas vidas e já está sendo considerado como a 4° Revolução Industrial. Tudo isto se refere a como a tecnologia está ditando o dia a dia, entramos na era da robótica e da nanotecnologia. Isso está exigindo total atualização do mercado para os recursos digitais e adequação da mão de obra nessa automação. Com tanto avanço tecnológico algumas profissões já estão se tornando obsoletas, porém novas virão exigindo uma mão de obra mais qualificada.    

Este termo Mercado 4.0 foi utilizado pela primeira vez em 2012 para caracterizar um projeto de última geração apresentado para implementação ao governo alemão. Essa 4º revolução objetiva automatizar a maioria, senão, todos os processos manuais diminuindo as chances de erros, mas não é somente isso. Há muito tempo já se fala em elevar a produtividade ao nível máximo através da descentralização das tomadas de decisão.

Os países pioneiros são Alemanha, Cingapura, EUA, Finlândia, Holanda, Israel, Noruega  e Suécia, o Brasil ocupa a 7ª posição no ranking da América Latina. Na Ásia já existem robôs similares a seres humanos, as inteligências artificiais fazem coisas em horas que um ser humano levaria a vida toda para realizar, pois os algoritmos não param de evoluir.

“Mercado 4.0” se refere às mudanças do mercado nesta revolução que priorizam acessibilidade, humanização, sustentabilidade e uma conscientização coletiva prática. As inovações da indústria já afetam o cotidiano e isso vai se intensificar bem mais, contudo, isso não significa que nós seres humanos seremos completamente substituídos pelas máquinas. Um dos objetivos é retirar o ser humano dos trabalhos manuais e exigir uma posição mais estratégica no ambiente de trabalho.

Desta forma, fica claro que é errado assumir que a tecnologia já alcançou todo o seu potencial. A pergunta que fica agora é: Como um profissional pode se reinventar e/ou sustentar sua posição no mercado de trabalho?

A criatividade é algo indispensável nesta nova era, então, ter boas sugestões, multidisciplinaridade, aprimoramento e adquirir novas competências são de extrema importância. Com o advento da comunicação em tempo real, os profissionais precisam se atualizar constantemente e estarem sempre disponíveis, pois as mudanças são instantâneas na atualidade.

Com tantas inovações, como as empresas irão se encaixar nessa automatização de processos? Investir em tecnologia e inovação é essencial, unir recursos físicos e digitais, conectando máquinas e sistemas. Para tanto, é necessário um bom nível de articulação entre as principais tecnologias que formam o conceito, os chamados pilares.

Alguns dos Pilares:

Big Data Analytics

Permite-nos analisar uma quantidade massiva de dados em tempo real, coisa que um ser humano passaria a vida toda tentando e ainda não teria sucesso. Depois de analisados, os programas possibilitam uma gama de ações, desde traçar perfil dos consumidores até avaliar o desempenho da empresa.

Internet das Coisas (IoT)

Já a Internet das Coisas possibilita interação entre rede de objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas por meio de dispositivos eletrônicos, permitindo uma coleta e troca de informações mais rápidas e efetivas.

Cibersegurança

Conexão de todas as áreas da empresa, tanto as redes corporativas quanto as de automação e operacionais para proteger sistemas e informações de possíveis ameaças e falhas que podem causar transtornos na produção.

Com todas essas mudanças é válido entender o que te espera, por esta razão vou apresentar alguns princípios do mercado 4.0. Definidos por Siegfried Dais e Henning Kagermann que presidiram a pesquisa enviada ao governo alemão, eles definiram seis princípios básicos:

●     Virtualização;

Este princípio se baseia na transformação do que é unicamente físico e está preso a uma máquina em algo virtual que pode ser acessado de qualquer lugar. Este processo tem em vista a diminuição do uso de recursos naturais, é propício ressaltar que já existem até mesmo formas de guardar documentos de forma virtual diminuindo os riscos da degradação do tempo, da perda em incêndios, alagamentos e etc.

●     Modularidade;

Como o nome sugere, modularidade se refere ao que é móvel. Consiste em basicamente fragmentar um sistema em partes que possam ser inseridas ou retiradas conforme a demanda do ambiente. A grande vantagem é a facilidade com que a manutenção pode ser feita e seus deveres alterados.

●     Descentralização;

A necessidade de descentralização foi descoberta há algum tempo e não é mais novidade, porém neste caso está relacionada a autonomia das máquinas. Esta que se relaciona com a tomada decisões de acordo com a capacidade de se ajustar, avaliar e fazer relatório das atividades executadas. Pode até parecer algo distante, mas as máquinas estão cada vez mais independentes no seu funcionamento.

●     Interoperabilidade;

Este princípio está intimamente ligado a interconexão dos sistemas em que as máquinas conversam e trocam informações(dados) entre si. Vale ressaltar a importância da transparência do sistema para a comunicação clara e que tudo tem que ser bem padronizado, de forma aberta, para que essa comunicação seja possível de ocorrer sem intercorrências.

●     Orientação a serviços;

Este se tornou um conceito indispensável na indústria 4.0 e se refere a softwares programados para apresentar soluções como serviços. Uma parte do sistema que se junta ao todo, tornando-se um software completo para desempenhar a função para que foi feito. Considero esse um princípio muito técnico, mas muito importante para esse novo mercado, então não podemos deixar de levar em consideração.

●     Comunicação em tempo real;

Este último dispensa apresentações, temos como exemplo diversas mídias sociais que são grandes facilitadoras dessa comunicação em tempo real. Entretanto, não posso deixar de ressaltar a importância de um profissional ativo no meio digital, mesmo que não possua conhecimento técnico é indispensável a atualização de informações que atualmente são extremamente voláteis.

Nós profissionais devemos ficar atentos a todas essas mudanças nos qualificando constantemente, pois acredito que novas oportunidades aos profissionais tecnicamente capacitados aumentarão numa intensidade muito grande. Espero que essas informações possam te ajudar e ampliar seus horizontes profissionais. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Anselmo Costa

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos