Já pensou em criar um curso on-line? Ganhe dinheiro trabalhando de casa!
O ensino a distância vem se tornando cada vez mais popular e você pode transformar seus conhecimentos em conteúdos no formato de curso on-line. Saiba mais sobre como ganhar dinheiro trabalhando de casa!
A tecnologia tem chegado a lugares inimagináveis e com a crescente facilidade de acesso a internet em toda parte do mundo. Dessa forma, o ensino a distância vem se tornando cada vez mais popular e de acordo com dados do Ministério da Educação, o EAD é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. Considerando esses fatos você já pensou em criar um curso on-line e transformar seus conhecimentos em conteúdos rentáveis?
De fato, esse modelo é extremamente vantajoso tanto para quem ensina quanto para quem quer aprender. Ou seja, é negócio promissor e lucrativo, desde que o curso vendido tenha um bom conteúdo e uma estratégia eficiente.
Por esse motivo, vale ressaltar que o contexto atual é bem propício para começar projetos de educação a distância. Sendo assim, uma iniciativa bem planejada e executada de forma profissional podem trazer retornos financeiros excelentes. No entanto, se você está pensando em investir no EAD, precisa saber que criar um curso on-line não é tão simples e apesar de não exigir muita experiência, exige bastante dedicação e pesquisa.
Por que criar e vender seu próprio curso on-line?
São muitos os motivos para começar seu próprio projeto de educação a distância e ainda há diversos fatores para começar a empreender na internet. Contudo, listamos alguns dos principais motivos para você fazer isso.
Baixo investimento inicial
Primeiramente, vamos falar sobre o que mexe com a gente: dinheiro. Se você ainda está em dúvida, saiba que vender cursos online é uma ótima maneira de lucrar porque não é necessário muito investimento inicialmente.
Ou seja, se você já tiver boas ferramentas, como um computador e uma boa conexão com a Internet, tudo que você precisará contratar é uma Plataforma EAD para disponibilizar os conteúdos. Além disso, é nesta plataforma que você também divulgar as suas ofertas e estabelecer comunicação com os alunos do seu curso on-line.
Fazer uma renda extra
Quem não quer uma graninha extra, não é mesmo? Embora montar e vender um curso on-line exija dedicação e empenho, o retorno pode ser altamente gratificante. Outro ponto importante sobre isso é que você ainda pode continuar a executar outras atividades remuneradas e ter esse empreendimento na Internet como uma forma de ganhar renda extra, por exemplo.
Trabalhando de home office
Este novo formato de trabalho tem conquistado o mundo. Então, criando e vendendo seu curso on-line você vai esqueça as complicações do trânsito ou a difícil missão de conciliar mais de um local de trabalho, caso queira renda extra.
Deste modo, vender cursos on-line permite que você trabalhe do conforto de casa, ou de qualquer outro lugar sem precisar se preocupar com deslocamento. Entretanto é preciso que você tenha ótimas ferramentas de trabalho em mão como câmera (pode ser de celular), computador e uma boa internet.
Mas como criar, de fato, seu próprio curso on-line? Descubra a seguir.
Criando seu curso on-line
Para garantir que você possa criar cursos online com sucesso, é preciso seguir alguns passos básicos para montar cursos online atrativos e fáceis de vender.
De fato, muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de começar a produzir seus próprios cursos por acharem que não são capazes de fazer um material bom o suficiente para competir no mercado digital.
Porém, engana-se quem pensa que para criar um bom conteúdo é necessário uma grande produção com edição avançada e cenários extravagantes.
Isso significa que o que define se sua videoaula é relevante para seu público-alvo é o seu nível de conhecimento sobre aquele assunto e se o seu conteúdo vai resolver o problema dos alunos.
Por isso, para começar a fase de criação do seu curso on-line, você deve:
- Montar um bom planejamento com assuntos que vai abordar em cada vídeo, data de gravação, edição e finalização, bem como data para disponibilizar o material para os alunos.
- Fazer a produção do conteúdo propriamente dito. Chegou a hora de colocar a mão na massa e gravar seus vídeos. Você pode aparecer ou simplesmente um áudio seu falando e na tela conter os slides sobre o assunto, por exemplo.
- Escolher uma boa plataforma on-line para subir seu curso, fazer o armazenamento e distribuição dos cursos
- Definir uma boa estratégia de vendas como o preço, quais locais irá fazer a divulgação, promoções, descontos e etc.
Esses são alguns dos passos básicos para te ajudar a criar o primeiro curso, tá bom? Depois de começar, aos poucos você vai pegando jeito e entendendo melhor as demandas para se organizar.
Escolhendo a plataforma EAD
Independente de qual plataforma EAD você vai usar, todas elas têm a missão de levar ensino-aprendizagem para outras pessoas por meio da Internet, de forma on-line. E como você já sabe, vender cursos online é uma tendência que está crescendo cada vez mais, por isso o mercado de plataformas também cresceu.
A princípio, você deve procurar uma plataforma que supre a sua necessidade. Ou seja, não adianta nada ter um conteúdo impecável se o aluno for obrigado a assistir seus vídeos em um ambiente de aprendizagem ruim e com poucas opções de interatividade, por exemplo.
Dessa forma, é importantíssimo escolher uma boa plataforma para oferecer seu curso on-line. O ideal é encontrar uma plataforma que reúna todas as funcionalidades que você precisará para disponibilizar os vídeos para seus alunos, que tenha layout amigável e seja de fácil navegação tamém.
Listamos algumas para conhecer, pesquisar mais sobre e tomar sua decisão:
Hotmart
O Hotmart Club possui mais de 1 milhão de usuários entre produtores e alunos. Além disso, a plataforma tem uma interface intuitiva, customizável e totalmente responsiva.
Leadlovers
A Leadlovers é considerada uma ferramenta de automação de marketing que permite desenvolver páginas de captura de leads. Bem como, fazer disparos de e-mails e até mesmo criar uma área de membros.
Moodle
O Moodle é uma das plataformas mais antigas do mercado EAD. São milhares de usuários, entre universidades, empresas e escolas. Além disso, também está presente em mais de 200 países e permite inserir aulas em até 100 idiomas.
Udemy
Bastante conhecida, a Udemy oferece uma infinidade de cursos incorporando projetos, questionários e exemplos práticos. Essa plataforma EAD possui mais de 15 milhões de alunos do mundo todo.
Samba Play
O Samba Play é uma plataforma digital completa para a venda de conteúdos em vídeo na internet. Ou seja, cursos, materiais educativos online, conteúdo on demand e outros. Se você gosta de personalização, esse é o lugar. Com o Samba Play é possível ter um canal fechado e pronto para a venda de conteúdos, tanto no modelo pontual quanto por assinaturas.
Tudo pronto para ganhar dinheiro?
Empreender não é fácil, ainda mais digitalmente. Mas, se você tem algo para ensinar e não sabia o que fazer, agora você já sabe. Prepare seus conteúdos educativos e compartilhe com o mundo sendo um empreendedor.
Até a próxima!