Já rebobinou sua mente hoje?
Hey, amore! Como você está se sentindo agora?
Tenho percebido que muitos dos meus amigos e alunos não conseguem me dar uma resposta clara quando eu faço essa pergunta. Eles não conseguem entender ao certo como estão se sentindo e a confusão de sentimentos provoca uma confusão mental. Se esse for seu caso, hoje ou algum outro dia, rebobine a fita para encontrar uma resposta:
Rebobine a mente: Comece a perceber suas principais atitudes e se há padrões de comportamento na sua rotina. Por exemplo: você tem esquecido até das coisas básicas ou está totalmente consciente das suas atividades? Você tem se estressado e até surtado com facilidade ou sente calma e tranquilidade na maior parte do dia? Você tem sentido curiosidade em ouvir pessoas ou preguiça de ter conversas mais profundas? Essas observações podem te dar respostas valiosas sobre seu estado emocional.
Uma amiga minha estava muito preocupada com seu esquecimento, até para as coisas mais básicas. Confundia horário de médico, aniversário de pessoas importantes e chegou a esquecer o celular em cima do carro, antes de começar a dirigir (seus anjos da guarda estavam de prontidão e ela conseguiu perceber antes que ele caísse). Ela também me contou que estava perdendo a cabeça mais fácil com os filhos e, como ela tem um temperamento calmo, não entendia porque estava tão estressada.
Eu mesma tenho experimentado esse esquecimento e estresse alguns dias: esqueço onde coloquei minhas chaves, se respondi o áudio que ouvi e quais reuniões tenho no dia seguinte (meu planejamento nessa hora faz TO-DA a diferença). Isso tem acontecido com você?
Fadiga mental: o que é?
Se você está constantemente na frente das telinhas e consumindo muitos conteúdos, você corre o risco de sofrer com a fadiga mental. Percebo que nos dias que ouço mais as preocupações de alunos e de amigos, ou que vejo mais notícias ruins, minha mente fica sobrecarregada e estressada com o excesso de informações.
E embora o pior período da pandemia possa ter passado, não vamos esquecer o seu custo emocional e mental.
Apesar de ainda não termos ideia clara das consequências do isolamento, do medo, das notícias e da própria doença, já está claro em várias pesquisas que a pandemia teve grande impacto nos níveis de estresse, sono e na saúde mental das pessoas. Tudo isso afeta o nosso bem-estar cognitivo, levando a uma performance inferior em tarefas que demandam mais atenção, memória e tomada de decisão.
Recomendados pelo LinkedIn
Dá para rebobinar a mente, mas não o tempo. Como lidar daqui para a frente com essa fadiga mental e emocional? Separei algumas estratégias para você!
Estratégias da Paula para acalmar a mente e o coração
Espero ter te inspirado hoje. Comente, que vou amar saber. 💖
Eu sou a Paula Roosch, apaixonada por conexão e propósito. Educadora e mentora em inteligência emocional, life design e comunicação não violenta, fundei o Midiamor, uma rede que cria conteúdos de empatia para transformam pessoas e conexões. Sou especialista em Inteligência Emocional e Empatia no ambiente de trabalho pela Universidade de Berkeley | Felicidade Cultura Organizacional | Desenvolvimento Humano, CNV e Compaixão. Conecte-se comigo na rede social ao lado @ midiamor e @ paulamidiamor
Engenheiro Automobilístico | Desenvolvimento de processos (Analista de Estamparia/Armação/Pintura)
2 aImportante dicas para um momento denominado "NOVO RETORNO"!