Já temos tudo o que é preciso
Você já ouviu alguma dessas histórias onde as pessoas fazem coisas impressionantes? Não estou falando de grandes nomes da história, falo de pessoas comuns mesmo. Como aquele homem que escalou um prédio em Paris para salvar uma criança pendurada na varanda, ou o menino de 3 anos que salvou o amigo que se afogava em uma piscina no Rio de Janeiro. Existe até um ditado popular para isso: “não sabendo que era impossível, foi lá e fez”.
Me peguei refletindo sobre como temos uma facilidade enorme para arranjar as desculpas que nos afastam dos nossos objetivos.
Somos verdadeiros ases em colocar obstáculos imaginários entre nós e a versão ainda utópica do que queremos ser.
Em alguns momentos parece até confortável figurar no papel daquele ser que passa a vida tentando, em uma epopéia sem fim, onde supervaloriza os seus infinitos esforços em vão. Adoramos contar para todo mundo, com riqueza de detalhes, o quão difícil foi fazer algo que muitas vezes nem foi tão difícil assim.
Ainda há aqueles casos mais crônicos onde assim que pensamos em fazer algo já listamos inúmeras dificuldades, poderiam ser desafios instigantes, mas são vistos como impeditivos. É um comportamento de auto sabotagem.
A maior parte das histórias inspiradoras que ouvimos é permeada por feitos de quem não sabia do real desafio envolvido ou simplesmente desconsiderou opiniões alheias sobre como aquilo poderia dar ou deixar de dar certo. São pessoas que frustraram todas as expectativas e concretizaram aquilo que imaginaram.
Eu quero que você saiba que já tem tudo o que é necessário para realizar. Você só precisa colocar em prática. Não lhe falta nada. E mais, tudo o que precisamos surge durante a caminhada quando o objetivo está claro.