Ja quebrou o paradigma de hoje?
O que é paradigma?
Já pensou o quanto esta palavra esta presente em nossa realidade? Melhor, já pensou o quanto ela te limita? O quanto ela limita nossas corporações e nosso dia-a-dia. Em Julho de 1969, Neil Armstrong disse: “Um pequeno passo para homem, um salto gigantesco para a humanidade”. Esta frase representa o quanto uma pequena ação, pode ter proporções gigantescas. O que uma maçã fez com o mundo ao cair na cabeça de Newton ou a lâmpada de Thomas Edison, o PC e IPHone de Steve Jobs ou então a mente brilhante de Einstein que revolucionou o mundo, dentre tantos outros. Todos em busca do mais importante: “Por quê?”.
Estas mentes, não se davam bem com o Paradigma e não se limitavam ao que já sabiam. Por que não tentamos? Por que não fazemos diferente? Por que fazemos o que todos fazem? Por que não tentamos fazer diferente? Todos os grandes nomes acima, tinham vontade impetuosa de fazer diferente, de questionar, de quebrar Paradigmas.
No mundo corporativa não é diferente. Quantos de nós questionamos o que estamos fazendo? Você já fez isto?
O mundo vem se transformando cada vez mais rápido e o diferencial competitivo esta no poder inovador das empresas. Não esta em sistemas e metodologias pois isto deve ser as ferramentas que serão aplicadas para buscar a inovação. Mas para inovar, temos que ser forte o suficiente para quebrar paradigmas e pensar diferente.
Segundo o dicionário, paradigma é: Servir de exemplo, de modelo, padrão.
Agora me responda, como atingir melhores e maiores resultados fazendo a mesma coisa?
Estamos vivendo a onda da Inovação, porém antes disso devemos nos preocupar e garantir que estamos preparado para isto. Não adianta buscar novas ferramentas, novas metodologias ou até metodologias já existentes se não houver uma quebra de paradigma. Podemos fazer mais com menos ou utilizar melhor os recursos que temos disponíveis, mas para isto temos que pensar diferente.
Mas todos querem a resposta magica, como quebrar paradigma? Como? Como? Se você esperava em uma resposta fácil e instantânea, me desculpa, mas não existe, pois estamos falando de hábitos e de costume. Não se muda uma pessoa do dia para noite, não se muda a cultura da empresa de uma hora para outra, mas podemos fazer com que potencializemos isto ou nos readaptemos a esta nova realidade. Digamos que a cura para nosso paciente esta em doses de pequena quantidade e continua, podendo fazer assim:
- Envolvendo os colaboradores
- Dar respostas aos questionamento - se não souber diga "Não sei, precisamos pensar"
- Buscar programas que fomente o desenvolvimento de ideias
- Incentivar e motivar os colaboradores
- Comunicação clara e precisa
- Simplicidade, objetividade e execução
Lembre-se, segundo a lenda, Thomas Edison tentou 2 mil vezes antes de encontrar a formulá certa para a lâmpada incandescente. Foram 2 mil tentativas ou 2 mil formas de saber como não dar certo. Além de usar as estratégias acima, lembre-se de colocar em pratica os pontos abaixo.
Questionar
Questionar é a melhor forma de refletirmos e identificarmos melhorias. Por quê se faz assim e não assado? Será que alguém tentou fazer diferente?
Estar aberto a opiniões e novas abordagem
Todos querem ser inovador, mas no momento em que possuem a oportunidade não a fazem. Não adianta querer ser inovador e não ouvir a equipe ou as pessoas ao seu lado. Hoje estamos na era do compartilhamento.
Ter coragem
Muitos irão criticá-los, pois caso de errado ouvirá “Time que ta ganhando não se mexe” ou “Não mexe no que ta funcionando”. Mas se não tiver a coragem de mudar, nunca saberá o resultado.
Espero que tenham gostado da leitura e que o conteúdo apresentado seja relevante para seu dia-a-dia e possa ter agregado.
Para o próximo artigo vamos falar um pouco sobre Pensar em Inovação.
Um grande abraço e até breve.
Agile Coach | Delivery Manager
7 aParabéns pelo artigo professor! Você é fera!