Janeiro Branco: Quem cuida da mente cuida da vida!

Janeiro Branco: Quem cuida da mente cuida da vida!

O início de um novo ano é marcado como um período de transição. Esse momento entre o fim do ano que passou e o início de um novo ano costuma ser circunscrito por um movimento de avaliação da própria vida, um balanço das conquistas e das pendências deixadas pelo ano que passou.

Nesse sentido, o Janeiro Branco aproveita este momento mais reflexivo do ano para instigar as pessoas a pensarem sobre a sua saúde mental, assim como, que sentido cada um dá para suas vidas, quais são seus propósitos, como se sentem em relação à qualidade dos seus relacionamentos, quais suas percepções em relação ao seu equilíbrio emocional e satisfação pessoal.

A Campanha Janeiro Branco teve início em 2014, em Minas Gerais, com a proposta de abrir um espaço de diálogo, que incentive o cuidado com a saúde mental e desmistifique tabus e preconceitos em relação ao adoecimento psicológico. Infelizmente, ainda é comum a associação de questões psicológicas e emocionais com a “loucura” ou a “fraqueza”, são resquícios de uma herança sócio-histórica que deixou marcas profundas no campo da saúde mental. Nesse sentido, os profissionais da área da saúde têm como missão alertar as pessoas para o cuidado com a saúde mental, desmistificando tabus e combatendo preconceitos.

Hoje, diferentes áreas das ciências psicológicas compartilham de uma nova ideia a respeito do conceito de saúde, a concepção de saúde biopsicosocial espiritual. Essa forma de compreensão em relação à saúde procura levar em consideração todas as faces da vida humana, compreendendo que o cuidado com a saúde é integral e não apenas voltado para questões biológicas. Além disso, sabemos que o estilo de vida contemporâneo impõe uma realidade desafiadora e, muitas vezes, adoecedora. O aumento nos índices de suicídio e na incidência de transtornos mentais no Brasil e no mundo fazem ainda mais a necessária essa campanha .

Por isso, o Janeiro branco faz um convite ao cuidado da saúde mental, um convite para a reflexão: Como vai a sua saúde mental? Como você se sente emocionalmente? Como vão os seus relacionamentos? Você está satisfeito com as suas escolhas? Reflita!

E lembre-se, não tem problema precisar de um apoio para lidar com situações difíceis. Procure um psicólogo ou um psiquiatra, esses são os profissionais indicados para acompanhar você no caminho do autocuidado e do seu bem estar psicológico e emocional.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos