Janeiro branco só existe com Inteligência Emocional
Estamos novamente vivendo uma forte divulgação do janeiro branco, com o intuito de orientar a população geral sobre a importância de se proteger a saúde emocional e psicológica.
Trago um convite, olhar para dentro das empresas e organizações e ver como, e se, de maneira efetiva esse conceito é colocado em prática no dia a dia da gestão organizacional.
E um dos fatores principais para se trabalhar essa proteção e preservação da saúde mental e psicológica passa pela comunicação, pois qualquer resultado para se tornar sustentável depende de uma comunicação efetiva e saudável.
Então cabe uma pergunta direta: "Como está a comunicação em sua empresa?"
Recomendados pelo LinkedIn
Alguns podem dizer: "Ah! Agora com a IA ficou muito mais rápida, direta e efetiva".
Completo com outra pergunta: "O quanto de IE está sendo utilizada para se potencializar os efeitos gerados pela IA, para que se tornem sustentáveis?"
A conquista destes passa necessariamente pela CNV - Comunicação Não Violenta, e isso só vai acontecer com o desenvolvimento e preparo dos líderes, em todos os níveis, para aplicarem nas comunicações da empresa a IE - Inteligência Emocional, desde as corriqueiras até aquelas mais dífíceis, cruciais, com pontos sensíveis para os objetivos da empresa.
Já presenciei celebrações de grandes resultados e conquistas, horizontes lindamente demonstrados em apresentações lindas, afinal sinalizavam uma PLR "robusta" e um lucro destacado. Um olhar mais apurado para o caminho percorrido era possível enxergar o rastro emocionalmente destruidor na saúde física, mental e psicológica das pessoas, equipes e líderes. Aqui vão alguns fatores identificáveis facilmente: ansiedade se alastrando, irritabilidade instalada nas discussões mais simples, energia das equipes vai se esvaindo durante os dias, desmotivação por conquistas de novos níveis na organização pelas pessoas, os líderes não são se tornam inspiradores, apenas executores a qualquer custo, entre outras tantas que só precisam de um olhar mais apurado, mas nem sempre são tão buscadas pois trarão o diagnóstico de mudanças necessárias e imprescindíveis.
Assim como a IE - Inteligência Emocional é uma capacidade que pode ser trabalhada e desenvolvida através de programas, da prática, a CNV - Comunicação Não Violenta, parte importante da IE, precisa ser olhada com mais atenção pelas empresas, desenvolvida e também incentivada sua prática e passar a ser reconhecida como fator componente dos bons resultados.
Os conceitos que norteiam a campanha janeiro branco não podem só ser parte de mais um slogan empresarial, com uma mídia interna e externa forte, é fundamental olhar para a saúde mental e psicológica de toda a equipe, em todos os níveis da empresa, com um olhar ainda mais atento pelo valor que agregam à ultima linha do balanço, como um ativo intangível com impactos indiscutíveis, pois esta sofrerá ao longo do tempo os efeitos do cuidar ou descuidar da saúde mental e psicológica da equipe.#janeirobranco #comunicacaonaoviolenta #inteligenciaemocional #intelienciaartificial #
Senior Global Executive Coach | Forbes Coaches Council | Business Advisor | Keynote Speaker | CEO & Founder | Investor | Leadership, Business & Networking Development
10 mExcelente reflexão!