Jeitinho Mata....
Vamos jogar pôquer. Pode apostar todo o seu dinheiro! Um detalhe: As regras eu conto depois...
A proposta parece maluca?
Não deveria. A maior parte das pessoas que resolve começar um negócio próprio, parece topar este jogo...
Nunca consegui entender essa obsessão dos brasileiros em tentar pilotar suas empresas com os olhos vendados. As pessoas criam todo tipo de negócio, sem nenhum planejamento financeiro e nenhuma assessoria jurídica! Advogo na área empresarial há 26 anos e não me arrisco a dar um passo em uma área do Direito onde eu não esteja atualizado, sem consultar algum colega que seja especialista na área...
Se você acha que consegue com um pouco de bom senso, um contrato social baixado da internet e um pouco de sorte, sobreviver na selva que é o ambiente empresarial brasileiro, você é doido de pedra! O Brasil não é para amadores. É sério!
Faça um bom plano de negócios. Calcule quanto vai precisar de dinheiro. Coloque nesta conta o quanto você precisa pra sobreviver e quanto a empresa precisa pra sobreviver no começo, se tudo der errado. Pense que as coisas vão demorar pra acontecer e que você precisa pagar salários e comer (sério, comer é necessário...). Deixe uma folga para propaganda e para imprevistos.
Procure um advogado (sim, os honorários dele devem fazer parte da sua conta). Faça um bom contrato social, prevendo não apenas como as coisas serão se tudo der certo, mas como fazer se tudo der errado, se os sócios não se derem bem, de um deles quiser vender sua parte, ou deixar de colocar dinheiro... Veja quais os riscos envolvidos no negócio que você planeja e quais as suas obrigações legais.
Depois, contrate um bom contador. Aliás, contrate um excelente contador. Não economize nisto, custa muito caro errar no pagamento dos impostos e não entender como vão suas contas. Não é possível administrar, o que você não consegue medir!
Já tive clientes que se adoravam e acabaram quase se matando! Outros, estão brigando há mais de 10 anos, tentando decidir quanto um deve ao outro, por causa de contratos mal escritos... Infelizmente aprenderam que consultar um advogado antes da confusão é muito mais barato que pagá-lo pra brigar depois.... Trabalhar em equipe não é pra qualquer um. Pequenos defeitos que perdoamos em um amigo, tornam um sócio insuportável!
Esqueça o jeitinho e guarde a improvisação pra tudo aquilo que não foi possível prever, mas tente muito prever quase tudo. O diabo vive nos detalhes!