JERUSALÉM RESTAURADA, EM FESTA
Shalom Israel

JERUSALÉM RESTAURADA, EM FESTA

E ofereceram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram; porque Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe. Neemias 12:43

E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele. Lucas 13:17

 

JERUSALÉM
A teologia bíblica vê em Jerusalém uma cidade eleita por Deus (2Sm 5:7); torna-se um novo Sinai (monte Sião) com uma nova Lei (2Rs 22; Sl 15:1-4; Is 2:3; Sl 68:16-18; 48:2-6); torna-se o centro cultual de todas as tribos de Jacó (Dt 12:1-14; 14,: -26).

O povo se alegrou, pois Deus lhes dera motivo para fazê-lo pelo seu trabalho soberano através de agentes humanos. A inclusão das mulheres e das crianças sublinha o tamanho da celebração. A alegria de Jerusalém se ouviu até de longe Os acontecimentos do dia, visto em conexão com o agora reparada e embelezada estado da cidade, aumentou o sentimento popular ao mais alto grau de entusiasmo, e a fama de seu regozijo foi espalhada distante e de perto. As crianças se alegraram, e suas hosanas não foram desprezadas, mas são registradas em seu louvor. Todas as partes que, mercê do público, devem aderir em ação de graças do público.

Nosso Senhor Jesus assistia ao serviço público de adoração nos dias de repouso. Ainda as doenças corporais, a menos que sejam muito graves, não devem impedir-nos de ir ao serviço público de adoração (cultos) nos dias de repouso (na época, sábado; hoje, domingo). Esta mulher veio para ser ensinada por Cristo e para receber bem para sua alma, e então Ele aliviou sua doença corporal. Quando as almas tortas se endireitam, o demonstram glorificando a Deus.

Cristo sabia que este príncipe (da sinagoga) tinha uma verdadeira inimizade contra Ele e seu Evangelho, e que somente o ocultava com um zelo fingido pelo dia do repouso; realmente ele não desejava que fossem sarados em nenhum dia; mas se Jesus diz a palavra, e dá seu poder curador, os pecadores são deixados em liberdade. Esta liberação costuma operar-se no dia do Senhor, e qualquer que seja a tarefa que se coloque aos homens no caminho da bênção, concorda com o objeto desse dia.

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos