JESUS, UM REI CUJO BERÇO ERA UM COCHO NUM ESTÁBULO


VERSES FOR 12.14.2016

O rei gritou: —Que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja louvado! Ele enviou o seu Anjo e salvou os seus servos, que confiam nele. Eles não cumpriram a minha ordem; pelo contrário, escolheram morrer em vez de se ajoelhar e adorar um deus que não era o deles. (Dn 3:28)

E num sonho Deus os avisou que não voltassem para falar com Herodes. Por isso voltaram para a sua terra por outro caminho. (Mt 2:12)

Nabucodonosor não estava comprometendo-se aqui a servir unicamente ao Deus do Daniel. Em vez disso reconheceu que Deus é poderoso e ordenou a seu povo que não falasse contra Yahweh. Não lhes disse que deviam desfazer-se de outros deuses, mas sim deviam acrescentar este à lista.

Quanto gozo sentiram estes sábios ao ver a estrela, ninguém o sabe. Enquanto aqueles que, depois de uma longa e triste noite de tentação e abandono sob o poder de um espírito de escravidão, finalmente recebem o Espírito de adoção, dando testemunho a seus espíritos de que são filhos de Deus. Podemos pensar que desilusão foi para eles quando descobriram que uma barraca era seu palácio, e sua própria e coitada mãe era a única servidão que tinha. Contudo, estes magos não se acreditaram impedidos, pois tendo achado o Rei que buscavam, lhe ofereceram seus presentes. Quem procura humildemente a Cristo não tropeçará se achar Ele e seus discípulos em casebres escuros, depois de tê-los procurado em vão nos palácios e cidades populosas. Há uma alma ocupada em buscar a Cristo? Quererá adorá-lo e dizer "sim!, eu sou uma criatura pobre e néscia e nada tenho a oferecer? Nada!" Não tem coração, ainda que indigno dEle, escuro, duro e néscio? Entregue-o a Ele tal como é, e se prepare para que Ele o use e dispunha dele como lhe apraz; Ele o tomará e o fará melhor, e nunca te arrependerás de ter agido assim. Ele o moldará a sua semelhança, e Ele mesmo se entregará a você e será seu para sempre.

Os presentes dos magos eram ouro, incenso e mirra. A providência os enviou como socorro oportuno para José e Maria em sua atual condição de pobreza. Assim nosso Pai celestial, que conhece o que necessitam seus filhos, usa a alguns como mordomos para suprir as necessidades dos outros e provê-los até os confins da terra

Depois de encontrar ao Jesus e adorá-lo, os magos receberam a advertência de não retornar a Jerusalém como eles planejaram. Encontrar Jesus pode significar que sua vida deva tomar uma direção diferente, obediente e aberta à Palavra de Deus. Deseja você seguir um caminho diferente?

O termo ANJO significa “mensageiro”, “enviado”. Neste sentido Deus pode enviar profetas (Is 14:32) ou sacerdotes (Ml 2:7) como seus mensageiros. Em textos anteriores à monarquia, o anjo é às vezes identificado com o próprio Deus (cf. Gn 16:7). A preocupação com a transcendência divina (Deus, um ser distante e diferente), leva a falar dos anjos como intermediários (Ex 14; 23:20-23; Nm 22:22-35). Eles são, portanto, os mediadores da Aliança. À maneira de um monarca oriental, cercado de cortesãos, Deus passa a ser visto como rodeado de anjos (Gn 28:12; Jo 1:51; Mt 16:27), organizados numa verdadeira hierarquia (Gn 3:24; Is 6:2; Ef 1:21;1Ts 4:16).

Além do seu sentido normal, o termo CAMINHO é usado em sentido metafórico como vida do homem, sua conduta e seus hábitos. Indica também o modo de agir de Deus para com o homem (“os caminhos de Deus”), ou as normas que ele traçou para o agir humano, isto é, os mandamentos. No NT a doutrina cristã é chamada “caminho”(At 9:2; 16:17; 19:23).

Glórias a Deus!

MARANATA!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos