Jiu-Jitsu e empreendedorismo: lições que podem guiar ao sucesso

Jiu-Jitsu e empreendedorismo: lições que podem guiar ao sucesso

O Jiu-Jitsu, arte marcial milenar, oferece uma filosofia e um conjunto de princípios que podem ser aplicados dentro e fora dos tatames, em diferentes áreas da vida, como os negócios. 

O sucesso corporativo exige prática constante, aprendizado e uma mentalidade focada em melhoria e crescimento, assim como no Jiu-Jitsu.

Você está pronto para conhecer algumas delas? 

A união faz a força

Já dizia o provérbio africano: Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo. 

Eu gosto dessa filosofia, porque ela combina diretamente com a ideia do jiu-jitsu de juntar diferentes partes do corpo para alcançar um objetivo, sem concentrar os movimentos em apenas um membro. Talvez este conceito seja difícil de aplicar para os iniciantes na atividade, mas ao longo de certo tempo, os lutadores tendem a aprender como tirar essa lição do papel e usá-la no seu oponente.

No universo dos negócios, por sua vez, o aprendizado é mais rápido. O empreendedor não demora a compreender esta lição. Do ponto de vista de executivos experientes, essa regra se aplica em promover uma gestão que envolva união e os direcionamentos corretos para cada setor.

Faça da determinação sua arma secreta

Tente uma vez, duas, três, não importa quantas vezes! Utilizando as técnicas aprendidas e mantendo em mente o objetivo da vitória, em algum momento você vai vencer seu oponente. Usar a constância a seu favor é uma maneira de aprender mais - e melhor -, consertar falhas, e principalmente, aprender que as derrotas podem nos ensinar bastante.

Nos negócios é assim também. Não é porque sua empresa ainda não obteve o lucro esperado, ou não alcançou as metas estabelecidas, que isso não vá acontecer. Se você tem um bom plano de negócios, objetivos realistas e está preparado para gerenciá-lo, continue tentando e buscando maneiras de otimizá-lo. Em algum momento, a vitória será alcançada.

Humildade é a chave

“Mantenho a mentalidade de um faixa branca. Que eu possa aprender com qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer hora.” (George Saint Pierre)

A humildade é uma qualidade subestimada, mas que torna o ser humano verdadeiramente receptivo à melhorar, aprender e evoluir, além de reconhecer que ninguém é melhor que os outros. É claro, isso não vale apenas para aqueles que treinam Jiu-Jitsu, mas para toda a mentalidade que devemos conservar em nossas vidas.

O empreendedorismo não foge a essa regra.  

Lembrar que o mundo corporativo flutua e que tudo muda em instantes, é fortalecer uma ideação saudável de liderança, conquistar o respeito dos subordinados de maneira natural, e tornar-se preparado para quaisquer que sejam os resultados.

Nunca pare de treinar

Eu não sei tudo. Ninguém sabe tudo. Sou um hepta campeão, mas tenho muito o que aprender. 

Repetir essas frases como um mantra te ajudará a entender a importância de se manter sempre atualizado, seja no Jiu-Jitsu ou nos negócios. Estudar, participar de debates e discussões, fazer network e conhecer tecnologias inovadoras são pontos que vão te deixar sempre à frente da concorrência, além de te preparar para o novo - ele sempre vem.

Pessoas revolucionárias, como Bill Gates, Steve Jobs e até o medalhista Usain Bolt me inspiram, porque nunca pararam de querer aprender, independentemente de idade, condições ou nível de sucesso.

Conclusão

Negócios e Jiu-Jitsu podem parecer ter nada em comum, mas as duas frentes possuem filosofias e práticas que podem ser inspiradoras, e nos ensinar todos os dias.

Humanização, tecnicalidade, empatia e perfeccionismo são algumas dessas características, mas aí falaremos em um outro dia, combinado?!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Luciano Serra

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos