Johari Window Model
crédito da imagem: alura.com.br

Johari Window Model

Como entender e melhorar a sua comunicação

Todos que me conhecem sabem a admiração que tenho pela psicologia organizacional e como atribuo aos meus estudos na área grande parte do meu desenvolvimento profissional.

Como líder de equipe, há tempos procuro trazer para o meu dia a dia os mais diversos conceitos e técnicas relacionadas ao desenvolvimento pessoal, as chamadas soft skills, visto que o tema da saúde e bem-estar dentro das organizações tem crescido cada vez mais. Com a atual visibilidade das empresas em redes sociais e o desenvolvimento de estudos comprovando a produtividade em ambientes saudáveis, todos nós, e não somente o setor de Gestão de Pessoas das empresas, temos a responsabilidade de promover políticas voltadas para saúde mental. Para tanto, a autoconsciência é o caminho e a Janela de Johari torna-se uma ferramenta valiosa nessa busca, pois podemos nos surpreender ao saber que todos os elementos básicos da comunicação podem ser resumidos em uma teoria simples.

Nesse artigo, veremos o modelo da Janela de Johari e seus quatro quadrantes. É um modelo da psicologia que nos ajuda a entender melhor como podemos criar melhores relacionamentos por meio da comunicação.

O modelo é baseado no conceito de consciência que é percebido por você (o comunicador) e pelas outras pessoas (seus interlocutores). Ele define "onde" as informações estão quando duas ou mais pessoas estão se comunicando, ou seja, nos ajuda a compreender nossos relacionamentos, conosco e com os outros, à medida que as interações ocorrem.

Na década de 1950, o modelo foi proposto por dois psicólogos americanos, Joseph Luft e Harry Ingram, para descrever os vários estágios de consciência que existem enquanto a comunicação ocorre.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Existem quatro afirmações que devemos fazer ao interagirmos com os outros, seja no âmbito pessoal ou profissional:

  1. Existem informações sobre mim que são conhecidas pelo outro e por mim;
  2. Há informações sobre mim que só eu conheço;
  3. Existem informações sobre mim que são conhecidas apenas pelo outro;
  4. Há informações sobre mim que nenhum de nós conhece.

Observe que o quadrante da janela pode mudar com base na localização das informações em um determinado ponto, dependendo de quão bem você se conhece e quão bem os outros o conhecem.

Área Aberta

É o que EU revelo aos outros.

Enquanto você fala com alguém, há coisas das quais você e a pessoa com quem está falando estão cientes. Isso inclui informações sobre você, como suas atitudes, comportamento, emoções, sentimentos, habilidades e pontos de vista que são conhecidos por você e pela pessoa ou pessoas com quem está falando. Sentimentos e desejos também podem ser conhecidos coletivamente por você e pelos outros.

É nesse quadrante onde ocorre a comunicação. Quanto maior for essa Área Aberta, mais eficaz será a comunicação e isso leva a relacionamentos mais profundos e autênticos.

A solicitação de feedback ajuda a estender a Área Aberta horizontalmente e diminuir a Área Cega. Você também pode estender a Área Aberta verticalmente, revelando os seus sentimentos para outra pessoa e reduzindo as Áreas Oculta/Desconhecida. Vamos falar mais disso adiante.

Área Oculta

É quem EU sou realmente, pois são itens que você conhece, mas os outros não.

As coisas neste quadrante são atributos e detalhes pessoais que você conhece sobre si mesmo e que outras pessoas não conhecem. Os exemplos incluem os segredos, esperanças, desejos, seus gostos e desgostos, etc., ou seja, quaisquer informações pessoais que você reluta em revelar. Você quer manter essas informações privadas, pois podem afetar seus relacionamentos, mas você pode diminuir essa área oculta revelando essas informações a seu critério.

Permitir que as pessoas saibam que você pode quebrar as barreiras da comunicação, se expor e construir relacionamentos mais fortes, pode se transformar num fator determinante na construção de relações duradouras, seja na vida pessoal ou profissional.

Ao contar para as pessoas sobre você, a Área Aberta cresce e se torna maior do que a Área Oculta.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Área Cega

É quem os OUTROS veem.

São coisas das quais você não está ciente, mas que outras pessoas podem ver ou compreender e isso é uma barreira para a autoconsciência. Por exemplo, ao falar em público você pode desenvolver alguns hábitos físicos e inconscientes. Coisas como esfregar as mãos no cabelo ou evitar o contato visual com as pessoas são respostas fisiológicas ao nervosismo. Você provavelmente não percebe que está fazendo essas coisas, o que significa que está na Área Cega para você, apesar das pessoas poderem observar você fazendo essas coisas. Mais exemplos são as suas maneiras, hábitos observáveis, sentimentos percebidos de outras pessoas sobre você e que não entende o porquê, etc.

Ou seja, os outros podem interpretar suas ações de forma diferente do que você espera e, por isso, buscar feedback ajuda a reduzir a Área Cega, pois é uma forma de corrigir esses comportamentos inconscientes que irão ajudar na busca pela sua autoconsciência.

Ao se entender melhor, a Área Aberta da Janela do Johari ficará mais ampla.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Não precisa necessariamente ser aquele feedback formal... isso acontece também na conversa do dia a dia. Em todos os seus relacionamentos, as pessoas percebem coisas sobre sua Área Cega que você não sabe sobre si mesmo. Então você pode usar isso para descobrir o que os outros pensam de você e estar aberto a esse feedback pode ajudá-lo a crescer. 

É importante observar que essas coisas também podem ser positivas, afinal, muitas vezes nós nos subestimamos e com isso geramos em nós ansiedade e insegurança. Esses feedbacks podem nos surpreender ao sermos confrontados com percepções positivas sobre nós mesmos e que julgamos serem contrárias à realidade encontrada em nosso interior.

Aprender mais sobre você mesmo te ajuda a ser um indivíduo mais autoconsciente.

Área Desconhecida

É quem EU ainda não conheço.

O último quadrante do modelo da Janela de Johari guarda as coisas das quais você e outras pessoas não estão cientes enquanto estão conversando, e ele pode abrigar características que já existem e não são reconhecidas ou que ainda aparecerão no futuro.

E como sabemos que isso existe? Bem, a informação está sempre esperando para ser descoberta. Sabemos disso porque sempre há novas informações a serem aprendidas sobre nós mesmos e sobre o mundo.

Esse "eu" surge vazio para representar tudo aquilo que ainda pode ser descoberto sobre si mesmo. Quando o indivíduo toma conhecimento de algum novo aspecto seu, ele entra para a Área Oculta ou Cega e pode posteriormente fazer parte da Área Aberta.

Por exemplo, duas colegas de trabalho Ana e Maria estão conversando sobre onde desejam almoçar. Ana pergunta: "Maria, você gosta do Lellis Trattoria?" A Maria nunca almoçou lá, então não sabe se gosta. Na verdade, ninguém sabe se a Maria gosta do Lellis Trattoria até que a Maria realmente experimente.

O exemplo pode parecer simples, mas a chave para a Área Desconhecida é que novas experiências ensinam coisas sobre nós que não seriam conhecidas de outra forma, tanto às outras pessoas quanto a nós mesmos. Romper as linhas que delimitam nossa Área Desconhecida nos faz sair da nossa zona de conforto e entender o mundo um pouco melhor.

Pode ser um desafio trazer à consciência as emoções, tensões, sentimentos e pensamentos que existem no quadrante desconhecido da Janela de Johari, mas vale o esforço, pois não há nada mais gratificante que rompermos com nossas barreiras pessoais. 

Veremos abaixo algumas considerações para promover uma comunicação aberta para qualquer situação em que você se encontrar.

  • Divulgar é bom para você: estar mais na Área Aberta leva a uma melhor comunicação. À medida que mais fatos, emoções e motivações são revelados, a confiança é construída entre o interlocutor e o comunicador.
  • Use o bom senso: embora a abertura seja uma boa política, isso não significa que todos precisam (ou desejam) saber todos os seus detalhes íntimos. Tenha cuidado com quem você divide seus segredos.
  • Seja breve e gentil: seja falando para uma multidão ou em uma situação individual, apenas divulgue o que você acha que é importante para estabelecer confiança e transmitir seu ponto de vista. Tenha autoconsciência suficiente para saber quando parar de compartilhar ou ouvir o feedback de outras pessoas para permitir a sua própria autodescoberta.
  • Flutuações: ocorrem flutuações no decorrer de uma única conversa. A janela se abre e se retrai, dependendo do que é dito ou trazido à atenção por você ou outras pessoas.
  • O crescimento e a melhoria acontecem: lembre-se que suas características, hábitos e comportamentos mudam com o tempo. Suas próprias habilidades de comunicação evoluem com o tempo por meio do autodesenvolvimento e crescem à medida que você se torna mais sintonizado consigo mesmo e com os outros.
  • Peça aos outros para observá-lo: às vezes, a única maneira de expandir sua janela de comunicação para a Área Aberta é pedir a outros que observem seu comportamento. Fazer isso é uma boa maneira de eliminar o quadrante “desconhecido” da Janela de Johari, pois você e com quem está falando ficarão cientes do potencial de crescimento.

Depois disso, você ainda pode fazer várias perguntas em cima do modelo, como:

  • Quais as características de cada “eu” da sua Janela?
  • Qual imagem você passa e gostaria de mudar?
  • O que você gostaria de mostrar para os outros que não está sendo percebido?
  • Como mudar a imagem que os outros têm de você?

Aprender o modelo Johari pode ajudá-lo a se tornar um melhor comunicador, um indivíduo com um nível muito mais alto de autoconsciência e a desfrutar mais da autodescoberta. Esta é uma ferramenta muito útil no ambiente de trabalho, pois o clima e o desenvolvimento do grupo são extremamente influenciados pelo quão abertas ou fechadas as pessoas no grupo são.

Existem pelo menos duas técnicas para a aplicação dessa ferramenta, uma para análise individual e outra para ser usada como dinâmica de grupo. Se gostaram do artigo e quiserem mais detalhes, me coloco à disposição para batermos um papo.

Sucesso!



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos