A Jornada da Estratégia à Execução com OKR
A jornada da estratégia à execução com OKR pretende conscientizar sobre a necessidade de alinhar objetivos estratégicos com as ações diárias das equipes. Ao implementar OKRs, as empresas podem garantir que todos os colaboradores estejam focados nas metas mais importantes, promovendo transparência, engajamento e responsabilidade. Esse método permite que a organização adapte suas estratégias rapidamente em resposta a mudanças no mercado, assegurando que todos estejam trabalhando em direção aos mesmos objetivos e facilitando a execução eficiente das prioridades estabelecidas.
Quando falamos de companhias com estruturas tradicionais, a definição de metas fica restrita ao topo da organização, fato que resulta em colaboradores com menor nível de engajamento, porque eles não se sentem vinculados e com poder de contribuição nos processos de decisão da empresa.
Com o intuito de preencher essa lacuna dentro do meio corporativo, é que surge OKR, que tem como propósito sincronizar equipes internas para que elas trabalhem para a concretização de objetivos a longo prazo e, em meio ao processo, sejam capazes de alcançar metas estratégicas que viabilizem a conclusão do objetivo macro da organização.
Ficou interessado em saber mais sobre OKR e seu impacto no dia a dia das organizações? Continue a leitura!
O que é OKR?
Estamos falando de um recurso que, não só define metas, mas estabelece a perfeita sinergia dos colaboradores dentro de uma estrutura de gestão, cujo propósito é avançar de forma estratégica na direção dos objetivos a curto, médio e longo prazo.
A metodologia foi criada por Andy Grove, então CEO da Intel, com o propósito de potencializar o desempenho das equipes de engenharia da empresa na década de 70.
O método que Grove compartilhou com seus colegas prevê a definição de três a cinco resultados-chave que são específicos, mensuráveis e com tempo limite para execução.
Recomendados pelo LinkedIn
De uma forma simples OKR permite:
OKR é simples, poderoso e transformador!
Em meio a esse nobre objetivo, a proposta do OKR é deixar claro quais são as metas a serem cumpridas pelos colaboradores, visando o alcance de um propósito maior associado a estratégia corporativa.
À medida que as organizações enfrentam um futuro cada vez mais imprevisível, os OKRs não são apenas uma estratégia, mas uma necessidade para prosperar e se manter competitivos.
Mentora de Lideres - Especialista em Comunicação Assertiva e Inteligência Emocional. Autora dos livros: "Seja Assertivo" e "O Emocional Inteligente"
6 mMuito útil.