𝐀𝐥𝐞́𝐦 𝐝𝐨𝐬 𝐋𝐢𝐦𝐢𝐭𝐞𝐬: 𝐀 𝐂𝐨𝐧𝐪𝐮𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐚 𝐀𝐝𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞

𝐀𝐥𝐞́𝐦 𝐝𝐨𝐬 𝐋𝐢𝐦𝐢𝐭𝐞𝐬: 𝐀 𝐂𝐨𝐧𝐪𝐮𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐚 𝐀𝐝𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞

Estes dias enquanto contava um episódio da minha vida a um grupo de amigos, em que o tema era adversidade fizeram-me um desafio. Porque não partilhas a tua história?

Aqui vai: 

 

Comecei o meu dia como qualquer outro, numa reunião como tantas outras estava a sentir uma dor no lado esquerdo o que interrompeu a normalidade da minha rotina. 

Ignorando os sinais do meu corpo, continuei a trabalhar até que não foi mais possível. 

 

Fui a um médico e o diagnóstico foi claro: diverticulite aguda. 

A minha vida nessa altura era dividida entre o trabalho e uma licenciatura. 

 

Continuando a ignorar, eis que começo a ser internado constantemente no hospital. Esta era a minha nova realidade, que a teve de abraçar — com a perspectiva de uma cirurgia invasiva.

Mais grave foi quando o médico me disse que poderia haver a hipótese de viver com um saco de colostomia durante uns meses, isto abalou-me profundamente. 

"Porque eu?", perguntava-me enquanto o desporto, a minha habitual fuga, se tornava uma memória distante. 

Chegou o dia… Tive que ser operado!


Mas o destino guardava-me uma surpresa: acordei da cirurgia sem o saco previsto. A urgência da operação, no entanto, deixou-me uma mensagem clara — eu tivera sorte, mas o meu estilo de vida tinha de mudar.

Alimentação mais cuidada, sem desporto ou esforços.

Nessa altura, lembro-me bem 10 de junho (feriado nacional) estava deitado numa cama carregado de pontos e umas dores insuportáveis.

Com um relatório de estágio por escrever e a licenciatura em jogo, encarei duas opções: render-me ou lutar.  Render-me ao destino sabendo que fizesse alguma coisa ou não, no final do mês tinha tudo passado… sabia que no dia 30 de junho teria que ter o relatório de estágio entregue ou não. Teria que o defender ou não. O tempo não pára.

Escolhi lutar. 

Ainda no hospital, munido de um computador, comecei a esboçar o meu trabalho. Cada palavra era um desafio contra a dor, cada página um passo rumo à recuperação não só física, mas também acadêmica.

Defini um prazo: 15 de junho. O tempo não esperaria pela minha convalescença. Entre sessões de fisioterapia e doses de medicação, o meu relatório tomou forma. Era uma corrida contra o relógio, uma batalha em que cada dia contava. A dor e a exaustão tornaram-se sombras ao fundo, enquanto o foco e a vontade de ferro guiavam a minha caneta.

Contra todas as probabilidades, entreguei o relatório a tempo. A defesa, feita online com o pouco que a minha força permitia, foi o meu momento de verdade. 

Chegou o dia da defesa… Dei tudo e toda a energia que consegui naquele momento.

Quando a nota máxima foi anunciada, um "20/20", permiti-me sentir. Lágrimas de alívio e de realização fluíram livremente, marcando o fim de um capítulo difícil e o início de outro, cheio de possibilidades.

Desafios superados, o que estaria limitado, hoje faço desporto como tantos outros.

  • BTT, desafiando todos os LIMITES

BTT

 

  • Kick-boxing, Hitt, musculação etc

Treino


Hoje, olho para trás e vejo cada obstáculo como um processo, cada desafio como um degrau. Defini objetivos que pareciam inatingíveis, e alcancei-os, um após o outro. Aprendi que com esforço, foco e dedicação, tudo é possível. E essa é a história de como, mesmo nos momentos mais sombrios, encontrei luz, força e um caminho para um futuro sem limites.

Apenas um episódio da minha vida e que acredito que tudo é possivel.....

Obrigado pela leitura

Anabela Marcelino 🔷

Diretor Geral na Keta Foods | Gestão/ Recrutamento / Logística /Compras / Key account manager

1 m

Que lindo, sabes escrever tão bem, duas palavras, lutador e resiliente. Parabéns!

Paula Salgueiro

Estudante de Recursos Humanos

7 m

Gosto da frase e com minha simplicidade, completo. Superação e capacidade de ultrapassar problemas, encontrando cada um de nós, nossas próprias estratégias para gerir nossas emoções, sentimentos negativos e dar graças, todos os dias, pelo que temos,pelos atos positivos que executamos. Para mim, ajudar os outros é um medicamento para superar, sofrimento e dor.

Ana Mendonça 🐝

Chief Happiness Officer | HR Consultant | Human Resources Leadership | Mentora de carreira individual e de grupo | HR Support to Leaders

8 m

Muito obrigada por esta partilha tão pessoal José Manuel Fernandes (JMF) porque afinal somos humanos e às vezes achamos que somos super homens. A boa notícia é que o corpo dá-nos sinais e quando ignorados leva-nos ao "chão". Ainda bem que acabou tudo em bem 👊🏼 e que desse tempo restará uma marca para lembrar e uma história de superação e felicidade.

Roberto Dias da Silva

Gestão de Pessoas e Resultados/ Treinamentos Corporativos/ Gerente de Transportes/ Gestão de Equipes/ Planejamento e Gestão de Projetos/

1 a

O que seria de nossas vidas se não fossem esses obstáculos não é José Manuel Fernandes (JMF) !!! Lembro-me que em 2021 em plena pandemia, minha esposa teve que fazer o tratamento contra um câncer de mama e 6 meses depois, ainda durante o tratamento dela, eu tive que ser submetido a uma cirurgia para retirada da vesicula... Mas cá estamos, com boas historias para contar e grandes lições aprendidas...

Ana Paula Costa

Elegível para estágio OPP | BSc Politics | MSc Clinical Psychology | Talent Management | Learning & Development | People & Culture | Senior trainer | Mental Health | Healthy Diet 🌱 🇵🇹 🇬🇧 🇪🇸 🇫🇷 🇮🇹

1 a

Fantástico! Tudo! Obrigada! Nota 20 por isso tudo. Pelo 20 de nota também! 😉 Agora é saúde e felicidade! 😁

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de José Manuel Fernandes (JMF)

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos