Jovem, esta é para você
Empreender é um desafio, não há dúvidas. Dezenas são os motivos que levam um empreendedor iniciante a desistir em pouco tempo: complexa legislação tributária, ampla burocracia, dificuldade para conseguir crédito, inadimplência, entre outras tantas razões que acabam por minar o sonho de tantos jovens em se tornarem grandes empreendedores.
Esta realidade se torna ainda mais preocupante quando vemos que é justamente esta geração jovem que mais anseia por conquistar o próprio negócio. Uma pesquisa de pouco tempo atrás, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), mostra que dois em cada três jovens têm interesse em empreender no Brasil.
Dentre os principais motivos para empreender mencionados estão a realização de um sonho, busca por qualidade de vida, altos ganhos financeiros, mercado promissor e, por fim, não ter chefe. Outro dado interessante mostra que quase metade dos jovens empresários brasileiros se sente plenamente realizado. Em contrapartida, apenas um quarto dos que não são empreendedores ainda se sentem da mesma forma.
O que fazer, então? 🤔
Jovem, primeiro de tudo você deve ter em mente que não é preciso ter nascido com um dom para empreender. Tornar-se um empreendedor é uma questão de vontade, conhecimento e, principalmente, prática.
Você deve trabalhar e saber lidar muito bem com riscos. Além disso, deve delegar funções aos seus colaboradores com maturidade e responsabilidade, bem como, saber pedir ajuda quando necessário. Faça um bom plano de negócios, estude o mercado e a concorrência e, importante: administre bem suas finanças pois é provável que sua empresa não gere lucro nos meses iniciais. (Em breve, trarei algumas dicas sobre capital de giro: ferramenta vital de qualquer negócio.)
Tenha humildade de reconhecer limitações e não se frustre por falhas que venham a acontecer. Lembre-se: quedas não determinam seu futuro. No mais, saiba que você não é “jovem demais” para isso e depende apenas de você provar o contrário aos que duvidam. 😉