Julgamentos Injustos: Como Não Ser Uma Vítima!
Existe uma frase muito conhecida que foi dita por Albert Einstein, um dos maiores físicos que o mundo já viu, que diz o seguinte:
Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai gastar toda a vida acreditando que é estúpido.
Você provavelmente está esperando que eu discurse sobre esta frase, com conceitos óbvios, correto? Como existem por aí muitas pessoas que são forçadas a serem e/ou fazerem o que não querem e, por isto, o mundo não evolui da maneira que poderia evoluir, por exemplo, ou então sobre como existem pessoas que não tem incentivos o suficiente (às vezes até financeiro) para fazer o que amam, enfim...
Mas não, eu vou além!
Este parágrafo acima contém apenas verdades, mas são verdades óbvias. Para verdades óbvias já existem muitas pessoas falando na internet. O meu objetivo é ir além, é pensar fora da caixa!
E é por isso que quero discutir apenas a frase:
"[...] ele vai gastar toda a vida [...]"
"Gastar toda a vida."... Esta é uma sentença muito forte por conta desta palavrinha em negrito e itálico. E sabe por que é uma frase tão forte?
Porque muitas pessoas não percebem, mas estão gastando suas vidas também.
"Mas Elaine, isso é por conta de estarem julgando essas pessoas pelas suas habilidades erradas?"
NÃO!
Julgamentos e desafios sempre haverão na vida, de todos os lados que você imaginar. O erro desta pessoa não é ser julgada, o erro dela é CONSIDERAR ESTE JULGAMENTO INJUSTO como uma verdade em sua vida, e é justamente aqui que entra a frase de Einstein, onde, se adaptada a termos humanos e em nossa área rs, seria mais ou menos assim:
Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um pedreiro* por sua capacidade de cálculo diferencial, ele vai gastar toda a vida acreditando que é estúpido.
*Lembrando que não estou falando apenas sobre pedreiros aqui, este foi apenas um exemplo hipotético.