Jupyter Notebook Tips #1 - NBExtensions
Se você já trabalha com Data Science, tenho certeza que conhece muito bem o Jupyter Notebook e certamente utiliza ele para realizar seus trabalho de análise de dados.
Por outro lado, se você está iniciando sua jornada no mundo do Data Science, ouvirá (e utilizará) muito nosso amigo Jupyter.
Porém, não importa se você é um usuário experiente da ferramenta ou mesmo um jovem padawan (Star Wars reference), conhecer tudo que ele pode oferecer é algo essencial, afinal trabalhamos diariamente com uma grande quantidade de informações, o que nos toma muito tempo e consome muitos recursos, tanto de nossos PCs quanto físicos e mentais.
Até aí, nenhuma novidade!
Aos amigos mais experientes, sei que já utilizaram várias vezes os “Built-in Magic Commands” para conseguir utilizar as instruções do Python diretamente no Jupyter. Todos estes comandos são vitais!
Mas e se eu lhe dissesse que existem algumas funções bem interessantes que podemos instalar no Jupyter (aqui chamadas de extensões)?! Dentre elas, podemos inserir um contador de tempo em cada linha de código, ou ainda dividir nosso notebook em duas partes, lado a lado.
Com a extensão NBExtensions você vai descobrir um mundo de possibilidades dentro do Jupyter (Sério, sua mente vai explodir com as possibilidades). Veremos cada extensão, uma a uma, aqui no Jupyter Notebook Tips.
Vamos lá então, primeiramente, instalar o NBExtensions.
Instalando o NBExtensions
Para instalar o NBExtensions, são necessários 3 passos. Vou pegar na sua mão e te guiar neste processo.
1. Instalando o pacote no Python
A primeira coisa que você precisa fazer é abrir o seu terminal do Python.
Com ele aberto, você vai digitar os seguintes comandos:
pip install jupyter_contrib_nbextensions pip install jupyter_nbextensions_configurator
2. Instalando o Javascript e o CSS
Pra funcionar “chuchu beleza” você precisa instalar alguns arquivos de configuração do javascript e do css do NBExtensions no Jupyter. Pra fazer isso, logo após o passo acima, é só digitar no terminal:
jupyter contrib nbextension install --user
3. Habilitando o NBExtensions
Agora vamos trabalhar com a habilitação do NBExtensions pra que ele se torne funcional dentro de nosso Jupyter Notebook.
Primeira coisa que você precisa é, ainda no terminal, digitar:
jupyter nbextensions_configurator enable --user
Instalado! Parabéns!
Beleza!
Agora que você instalou o NBExtensions, já consegue ver ele na página inicial do Jupyter.
Se você clicar nele, verá todas as possibilidades que eu havia lhe dito.
Mas este já é assunto para outro artigo...