A justiça no mundo

Começarei citando um grande filósofo da era moderna, Immanuel Kant, que diz no seu conceito Imperativo Categórico , sendo o Imperativo “o dever moral” e o Categórico “atingir a todos sem exceção” que tem um compromisso que as pessoas têm de agir baseado em princípios que desejariam ver aplicados universalmente. Aonde chegamos nisso, que por única opção um ser racional tem a capacidade de agir pela lei e combatendo o relativismo moral aplicaria o conceito de que o certo é correto independente da situação ou circunstância.

Nos quadrinhos, o homem morcego, Batman, é um dos mais conhecidos “super-herói”, se torna um justiceiro após ter testemunhado o assassinato de seus pais quando criança. Fora dos quadrinhos ou filmes, esses continuam existindo. Fazer justiça com as próprias mãos é um grande problema na sociedade contemporânea e que causa diversos impactos.

O sistema judicial muitas vezes é falho, pois é comum ver prisões de crimes graves sendo noticiados e em pouco tempo o infrator estar livre na sociedade sem uma punição ou uma muito branda. Proveniente disso, acaba ocorrendo novos crimes de pessoas que se sentem injustiçadas.

Por isso, devemos ter leis mais justas redigidas pelo poder legislativo, e que sejam aplicadas a todos- ricos e pobres, brancos e negros- garantindo uma pena justa para os crimes graves, como assassinato, é uma medida necessária. Investimento em educação para conscientização de todos os cidadãos, sobre a humanidade e a justiça.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Lucas Marins

  • Maquiavel: A política e o 'Príncipe'

    Maquiavel: A política e o 'Príncipe'

    Podemos dizer que Maquiavel, é o fundador do pensamento político contemporâneo, pois ele mostrou os fatos "como…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos