LÂMPADA: Símbolo da enfermagem
Qual seu significado?
O símbolo da enfermagem, foi definido, segundo resolução 218/1999 do COFEN (conselho Federal de Enfermagem) para ser composto de uma lâmpada a óleo, uma cruz vermelha e uma serpente e no caso do técnico e auxiliar de enfermagem também por uma seringa.
Mas, para que possamos compreender melhor o motivo da escolha desses elementos para compor o símbolo da enfermagem, precisamos entender suas origens.
O símbolo da enfermagem, tem suas origens na enfermeira britânica Florence Nightingale, uma aristocrata que abdicou de sua posição privilegiada para se dedicar aos cuidados de pacientes pobres, indigentes e feridos de guerra.
Além de enfermeira, também era estatística, escritora e uma reformadora social, sendo considerada a criadora da enfermagem moderna.
Durante a guerra de Crimeia, ficou conhecida como a Dama da Lâmpada, pois, como voluntária, juntamente com uma equipe de 38 enfermeiras, era vista em suas rondas noturnas carregando uma lâmpada a óleo e prestando socorro aos feridos e doentes.
Retornou para Inglaterra, em 1857, como heroína e utilizou sua fama como uma poderosa arma em sua missão para salvar vidas.
Seus elementos:
– A Lâmpada a óleo – em formato de lamparina grega, semelhante a do gênio da lâmpada, além de ser uma forte referência a Florence Nightingale, representa também a iluminação do caminho a ser traçado pelo profissionais de enfermagem, bem como o ambiente.
– Cobra – Representa a Magia, a alquimia;
– A Cruz Vermelha – Indica os primeiros socorros;
– A Cobra + a Cruz Vermelha – Representam a Ciência;
– A Seringa – utilizada para os cursos de técnico e auxiliar de enfermagem, simboliza a técnica, a habilidade e a precisão.
A cor verde, também têm seu significado...
– A cor verde – que simboliza paz, tranquilidade, cura e saúde, tendo a esmeralda como a pedra símbolo.
#Respost
Enfermagem significa.... Luz!