Líder. Antes de criticar o Tallis Gomes. Lembre-se que seu telhado é de vidro

Líder. Antes de criticar o Tallis Gomes. Lembre-se que seu telhado é de vidro

Vendo vários comentários, críticas e posicionamentos sobre a situação do CEO da G4 Educação, Tallis Gomes, gostaria de deixar aqui uma reflexão profunda para nós, líderes.

Infelizmente o comentário dele realmente foi muito mal colocado. Em uma rede social superfamosa, onde ele possui centenas de milhares de seguidores.

As consequências foram as piores. A sua empresa perdeu contratos. Certamente sofreu pressão dos sócios e um cancelamento geral da sociedade.

Com isso, não lhe restou alternativa a não ser renunciar ao cargo de CEO da empresa e presidente do Conselho.

Além do desdobramento, ocorreu e ocorrerá expulsão ou afastamento dos conselhos de outras empresas da qual fazia parte.

Neste momento terá muita gente que antes dava tapinhas nas costas dele, dizendo que o admirava, se afastando e dizendo que nem conhece.

Em nossa Comunidade Vida de Líder temos um lema para nos deixar atentos o tempo todo sobre as nossas comunicações e posicionamentos: “Hoje, o que não tá printado, tá gravado”.

E aqui deixo uma reflexão para você líder, que possa estar entrando na onda e criticando o Tallis Gomes, além do limite:

- O seu telhado é de vidro!

Hoje, seus liderados têm gravado e printado quase tudo que você fala e faz com eles.

Se eles colocarem o que tem gravado e printado sobre você, você resiste nas redes sociais?

Trabalhei por 25 anos em uma empresa com líderes brilhantes e admirados, os quais, envolvidos na tragédia de Brumadinho, nunca mais recuperaram suas reputações.

Indiferente da posição de liderança que você esteja. Do supervisor inicial até o CEO da empresa que você trabalha, estão todos no mesmo barco.

A partir do momento que você colocou no contrato que é um líder formal da empresa, é o seu CPF que está em jogo, muito mais que o CNPJ da empresa.

A responsabilidade civil e moral por tudo que acontece na empresa e na sua equipe, sob sua responsabilidade é totalmente sua. Nunca se esqueça disso.

Por isso, criticar o erro do Tallis Gomes, tudo bem. Faz parte do nosso comportamento como sociedade e as análise são importantes para gerar aprendizado.

Mas, aproveitar este momento para execrar, lacrar, tirar um casquinha e se colocar como um bom samaritano ou um líder sem erros, como tenho visto em vários comentários, sugiro que seja prudente.

Talvez a lição mais importante que você pode tirar dessa situação é respondendo à seguinte pergunta:

- Tenho conduzido minha gestão de forma que não caia na mesma situação?

Nestes mais de 25 anos liderando em grandes empresas, tenho identificado sempre 3 erros fatais, que líderes cometem quando assumem essa posição de poder:

1 – Falta de humildade

Esquece que não é a posição, mas somente está na posição. E dana a falar sem medidas, achando que o cargo vai proteger. Ledo engano.

2 – Falta de Inteligência Emocional

Ao se comunicar para grandes públicos ou até na frente de uma equipe, precisa ser estratégico. Avaliar cada palavra e contexto. Pois pessoas diferentes, entendem as mensagens de forma de diferente.

3 – Falta de Ferramentas de Liderança

Vislumbrados pela posição de poder, não investem em ferramentas para aprimorar a forma de comunicar, lidar e gerenciar diferentes gerações. E vão sendo conduzidos somente pela intuição. Até dar m...

A sua reputação é o ativo mais valioso que você tem como líder.

Cuide primeiro de resguardar a sua imagem. Com uma gestão mais humanizada, sabendo o que falar e inclusive como tratar as pessoas.

No final das contas, o resultado é o mais importante, mas o como é cada vez mais considerado também.

Eu nem sou fã do modelo de gestão do Tallis Gomes, no entanto não posso deixar de considerar que também funciona e dá muito resultado.

 Mas não serei eu que vou ficar pisoteando em cima do seu caso, pois a sociedade já tratou de fazer isso.

Lembre-se deste caso todas as vezes que você se posicionar perante sua equipe, nas redes, em reuniões ou como representante de sua empresa.

Não me sai da cabeça a imagem de colegas de muitos anos sendo presos, por terem errado em alguma decisão sob suas responsabilidades no caso de Brumadinho. E isso me fez ser cada vez mais cuidadoso com minha Vida de Líder.

Como líderes, tomamos decisões o tempo todo. Que ditam o rumo de empresas, de pessoas e de nossa própria vida.

Espero que com este artigo você reflita como tem conduzido sua Vida de Líder.

Tenha uma ótima semana e boravencer!!!

Maurício M.

Minha missão é ajudar pessoas e empresas com Marketing

3 m

Excelente reflexão. Trago um ponto: "...Mas, aproveitar este momento para execrar, lacrar, tirar um casquinha e se colocar como um bom samaritano ou um líder sem erros, como tenho visto em vários comentários, sugiro que seja prudente." Concordo com este trecho(o ser humano é uma fonte de contradições), porém, o personagem principal da sua reflexão, ignorou o trecho descrito, e (na minha visão) foi "chamado" pela lei do retorno. Por momentos me questionei, como ele, mesmo tendo apoios em filosofia, terapia em grupo, e tantos outros intelectuais, manter seu "trem" beirando o descarrilamento, e chegar ao que chegou. Cegueira, por parte dele? Estratégia?

Janaina Vale

Coordenação HSE | Gestora de Segurança do Trabalho | Supervisão EHS | Fator es Humanos | ESG | Auditora Interna SGI

3 m

Comparando com a área que atuo. Isto foi um acidente de altíssimo potencial, mas como toda ocorrência há vários fatores para que isto tenha ocorrido ( não somente uma). Ele, como todos nós devemos aprender com o erro e seguir adiante.

Lucilene Coelho

Engenheira de Segurança do Trabalho/Engenheira de Riscos

3 m

Que reflexão, temos que ser empático.Saber que somos vulneráveis e podemos errar a todo momento. Liderança tem que ser regado a humildade, não vejo outro caminho ,.a.eede social pode nós exaltar, mas também nós humilhar, temos que ser prudente e analítico. Obrigada Kleuber Silva pela reflexão.

Varlei Gomes Silva

Bacharelado em Administração | FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE MARIANA

3 m

Realmente somos seres humanos, falhos, imperfeitos. Portanto não temos o direito de julgarmos nosso próximo

Julio Silva

Consultor Independente | Empreendedor | Gestão de Equipamentos de Proteção Individual (EPi) | Facilitador de Cuidado e Proteção | Especialista em SSMA | Workshops | Palestrante

3 m

Convite à reflexão brilhante Kleuber Silva entre as responsabilidades de uma liderança, além do resultado, do como a reputação estará sempre em jogo, muito bem pontuado, o caminho falará tanto quanto a chegada. Admiro a G4, o Tallis acumula algumas polêmicas com o seus polêmicos posionamentos, cada um precisa ter claro os riscos x limites, para não terminar como vimos. Na dúvida, rede social não é brinquedo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos