La Casa de Papel: O que a série tem a nos dizer sobre Recrutamento e Seleção por Competências
A história de um assalto muito bem elaborado, planejado e com grandes proporções se tornou um dos maiores sucessos da Netflix. A série se tornou fenômeno nacional e conquistou os brasileiros com tamanha comoção que já caminha para a quarta temporada. La Casa de Papel vem despertando interesse até daqueles que não gostam de acompanhar séries. ALERTA SPOILER. Trata- se de um sujeito de codinome Professor que convida oito pessoas para executar um plano, assaltar a Casa da Moeda, na verdade produzir dinheiro lá dentro, mas é fundamental que a opinião pública esteja do lado deles e então ... não vou dar mais detalhes, se você ainda não assistiu, se jogue! Enredo cheio de ação, romance, dramas particulares e o "El Professor" é um gato (risos).
Pois bem, o que uma série sobre assalto a Casa da Moeda tem a nos dizer sobre a Recrutamento e Seleção por Competências? Antes de começar quero deixar claro o seguinte: A motivação de todos os envolvidos não é um dos mais nobres, porém; todavia o plano minuciosamente elaborado nos traz ensinamentos valiosos, sobre tudo, no que tange a Seleção por Competências. A série tem por base a história de um sujeito que planeja detalhadamente o maior assalto da história, e para alcançar esse objetivo, ele recruta e seleciona pessoas de acordo as competências que cada um precisa ter.
De acordo com Durand apud Wood Jr. (2002, p.58), o conceito de competência se constrói a partir de três dimensões: conhecimentos, habilidades e atitudes.
Dessa forma, podemos pensar que a competência diz respeito ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes ideais para ocupação dos cargos. No primeiro episódio da primeira temporada da série nos vemos o Professor selecionando a personagem Tóquio uma ladra fugitiva e boa atiradora, competência específica para usar dentro da Casa da Moeda, outra competência buscada pelo professor está ligada a falsificação de dinheiro, ponto importante para o alcance do seu objetivo, quem foi a selecionada? Nairobi especialista no assunto. O Professor selecionou pessoas com conhecimentos necessários em suas determinadas áreas. Notemos também a escolha selecionada do personagem Rio, hacker profissional, que realiza programação de computadores e alarmes desde os seis anos de idade, competência essencial para o plano. Para o autor Fleury (2004) competência é diferente de aptidões, que seria um talento natural da pessoa, mas que pode ser aprimorado. Diante dessa ideia temos como exemplo a seleção do personagem Moscou, ao longo da sua vida profissional se tornou especialista em escavações e perfurações, competência fundamental para arrombar os cofres. Diante disso, a primeira temporada da série mostra como foi feita a seleção dos assaltantes, tudo foi idealizado por um líder e executado primorosamente, então o professor além de ser um excelente headhunter da série "La Casa de Papel" desempenha esse papel muito obtendo sucesso no resultado.
Instagram: psi.elianaoliveira