Lavando Carro - NW28
Imagem by DPZ Lean Thinking

Lavando Carro - NW28

Cristiano acorda cedo no domingo e resolve lavar o carro, seu vizinho faz o mesmo.

Cristiano ensaboa o carro inteiro para só depois retirar o sabão jogando água.

Seu vizinho conforme ensaboa uma parte do carro já retira o sabão com água. 

E então, conseguiu enxergar qual desperdício ocorre na história acima?

Antes de responder qual o tipo de desperdício, vou explicar por que é um desperdício. O primeiro ponto a ser entendido para identificar o desperdício, é entender a necessidade do cliente. Ao realizarmos uma tarefa que é composta por duas etapas que se repetem, é preciso entender que quando não há dependência entre as repetições, realizar a segunda somente após o término de todas as primerias, é embutir no lead time um tempo que não agrega valor.

Quer aprender mais sobre identificação de desperdícios?

Adquira já o livro UM JEITO DIFERENTE DE ENXERGAR OS SETE DESPERDÍCIOS nas versões eletrônica ou impressa, disponíveis para compra pelo site da Amazon, basta clicar na imagem abaixo para ser direcionado para o site.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Mas então, qual desperdício ocorre na história acima?

Na história acima primeiro é preciso entender o objetivo é o carro limpo, ao deixar para retirar o sabão após ensaboar o carro inteiro, estamos fazendo com que as partes já ensaboadas tenham o processo de lavagem interrompido.

Com isso temos a ocorrência da ESPERA que é quando ocorre uma interrupção do fluxo do processo por motivo qualquer que seja e o produto ou a informação deixam de ser transformados permanecem inertes ao processo.

Como evitar esse desperdício na história acima?

Neste caso é simples, basta fazer como o vizinho de Cristiano, e ir retirando o sabão logo após ensaboar uma parte do carro, o que ajuda a evitar que o sabão reseque e seja mais difícil de ser retirado depois. Para acelerar o processo eles poderiam lavar o carro em dois, um ensaboando e o outro enxaguando.

Já fez seu exame de vista este ano?

Faça gratuitamente e descubra como está sua habilidade em enxergar desperdícios.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Acompanhe nosso newsletter e em caso de dúvida sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem pelo chat.

LINKS:

Para comprar o livro.

Para fazer o exame de vista:

  • NW28


Marcelo Scaramello

Gerente de projetos e processos | Especialista em Lean Manufacturing, Construction, Banking, Office | Portuguese, English, Spanish

3 a

Bom dia, Daniel Pezi ! Concordo em parte, veja. Se considerarmos que: 1. Ensaboar o carro todo e retirar a água toda é mais rápido e tem a mesma qualidade que o processo por partes; 2. Para ensaboar e tirar a água a cada parte lavada teremos que executar algumas vezes o fluxo largar a esponja > pegar a mangueira/ balde > enxaguar > pegar a esponja de novo> ensaboar > repetir; 3. Se fizermos o ensaboamento no carro todo e depois enxaguarmos o carro todo teremos um fluxo mais CONTÍNUO e , por isso, menos SETUPs. Olhando por esse lado teríamos o processo do ensaboamento total e enxague total como o melhor processo e o desperdício seria SUPERPROCESSAMENTO, já estaríamos gastando mais energia /recursos para chegar ao mesmo objetivo. Que tal? Renova Treinamento e Suporte Parabéns pelo seu trabalho. Tenho seu livro e utilizo toda a semana para fazer enquetes com a equipe e deixar o pessoal afiado para determinar os #7desperdícios.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos