Lean na pizzaria?
Não sei se todo mundo sabe, mas o Lean Manufacturing pode ser aplicado em todo e qualquer processo seja ele produtivo, administrativo ou serviços. O conceito de estabelecer fluxo através da eliminação de desperdícios é extremamente útil em todos os tipos de negócio, afinal de contas, o que está por trás de qualquer entrega (produto ou informação) é um processo.
Temos um case de sucesso no qual implementamos fluxo contínuo na produção de pizzas. O principal resultado foi a redução de 30% no tempo de montagem! Com esse resultado o cliente é atendido com maior rapidez, além da capacidade produtiva também ser maior sem o aumento de funcionários.
Porém, quando implementamos conceitos lean em processos nem sempre todos os resultados são diretamente mensuráveis, pois também ocorrem uma série de ganhos quantitativos de difícil mensuração ou qualitativos que não são possíveis de serem medidos.
Neste caso, a mudança na forma de produção também trouxe várias melhorias paralelas, como a comunicação entre os postos de trabalho, a redução de desperdícios com movimentação, o questionamento de como resolver os problemas que surgem após mudanças e principalmente a quebra de paradigma de achar que o processo estava na sua melhor condição. Todos esses ganhos não são mensuráveis, mas ajudam que o cliente seja bem atendido em termos de qualidade e velocidade!
Quando conseguimos perceber estes ganhos e reconhecê-los como parte do processo estamos dando os primeiros passos para implementar de forma plena a melhoria contínua, pois começamos a mudar a nossa forma de pensar e trabalhar.