Lego Serious Play: Qual é o limite da sua imaginação?
Por que utilizar?
Olhando para as duas fotos acima nós poderíamos inferir em qual delas existe um maior engajamento do público? E em qual delas existe uma maior colaboração?
Bom, a primeira foto mostra um cenário bem comum em grande parte das reuniões de trabalho que já participamos. Este fenômeno é conhecido como 20/80. Onde 20 % dos participantes dominam ou influenciam 80 % da reunião. E por que o engajamento dos demais participantes é tão baixo? Seria uma falha do facilitador da reunião? O escopo/objetivo do encontro não foi corretamente detalhado?
É neste exato contexto que o Lego Serious Play (LSP) faz a sua aparição. Ele apresenta um método de facilitação que promove o engajamento de TODOS os participantes, desbloqueia o conhecimento do grupo e quebra pensamentos convencionais.
As três principais características deste método são:
- É uma reunião intencional para utilizar a imaginação
- É um processo de exploração e preparação, não implementação.
- Segue um conjunto específico de regras ou linguagem.
Reunião intencional para usar a imaginação
Os participantes planejam uma reunião e, concordam mutuamente que seu propósito é utilizar a imaginação em um assunto real para o desenvolvimento de uma solução. Pode ser um problema existente ou um novo estado desejado. A meta é eliminar uma lacuna (gap) de performance ou de oportunidade.
Exploração e preparação, não implementação
Os participantes são livres para imaginar muitas coisas diferentes durante o processo do jogo. Eles exploram diferentes caminhos, ziguezagues, e descobrem o que funciona e o que não. Muitas das coisas propostas permanecerão como meras ideias, outras se tornaram ações. Entretanto, ação não é o conceito central deste processo. Imaginação, sim.
Conjunto específico de regras ou linguagem
Quando estiverem usando a imaginação, os participantes têm que seguir um conjunto específico de regras ou linguagem. Isto ajuda a quebrar o padrão do pensamento convencional e encoraja os envolvidos a utilizar livremente sua imaginação.
O processo central do Lego Serious Play (LSP)
O processo central é o sistema operacional básico do método LSP. É a sintaxe em uma linguagem que ajuda os participantes a colocarem em palavras o que eles sabem e, não sabem que sabem. As perguntas que serão feitas no passo 1 do processo central determinarão o conteúdo dos passos 2,3 e 4.
Passo 1, pergunta, é a fase de implementar a pergunta. Neste momento apresenta-se o problema, o desafio não pode ter soluções óbvias ou mesmo resposta correta. Esse é o momento em que se coloca sobre a mesa a pergunta-problema. Para que a jornada aconteça de maneira orgânica, a descrição do desafio precisa estar clara e ao mesmo tempo concisa.
Passo 2, construção, é o tempo para construir e pensar, durante o qual, os participantes constroem modelos e histórias que respondem à pergunta que foi feita no passo 1. É importante notar que, quando estão construindo algo concreto, os participantes estão também construindo novos insights e conexões em suas mentes.
Passo 3, compartilhando, naturalmente segue o passo 2. Neste momento, todos compartilham seus modelos e histórias. Esta versão de diálogo distribuído, assegura que a perspectiva e insights de todos sejam compartilhados. O processo central é, então, completado com o passo 4.
Passo 4, reflexão, no qual depois de cada história, o facilitador e outros participantes refletem sobre o que ouviram e talvez, sobre aquilo que podem ver no modelo, mas não entendem. A reflexão é feita por meio de perguntas sobre o que se pode ver no modelo e sobre o significado dos diferentes elementos.
Desta forma, o processo central de quatro passos garante que o método LSP alcance os seguintes objetivos:
- Obter 100% de participação de todos no grupo.
- Dar tempo para todos os participantes pensarem antes de falar
- Ouvir e ser capaz de apreciar a visão única de cada pessoa sobre o assunto em questão.
- Fazer com que todos os presentes assumam a responsabilidade e sejam parte da discussão e tomada de decisão.
- Comunicar de uma maneira que:
Ajudem todos a expressarem seus pensamentos e insights.
Auxilie o ouvinte a entender e lembrar o que é dito.
- Minimize os riscos de mal entendimento e falhas de comunicação
- Ofereça suporte igual para todos os estilos de comunicação (auditivo, visual e cinestésico).
- Estimule todos os presentes a focar na mensagem e não no mensageiro.
Fonte:
Per Kristiansen, Robert Rasmussen; Construindo um negócio melhor com a utilização do método Lego Serious Play; São Paulo – DVS Editora, 2015.
Product Manager @ Ambev Tech
4 aOlá, poderia apresentar um exemplo prático do método? Posso usar com qualquer condição a ser respondida? Não ficou claro pra mim como montar lego ajuda na resposta. Quero saber se da forma que imaginei faz sentido.