A Lei da entropia e Gestão de Negócios e Empresas

A Lei da entropia e Gestão de Negócios e Empresas

A lei da entropia vem da termodinâmica e está relacionada a energia (calor) trocada interna e externamente ao sistema em uma mudança definitiva de estado ( exemplo clássico do derretimento de uma pedra de gelo em seu novo estado de líquido e eventual energia necessária , externa para que retorne ao estado sólido , mas nunca mais pela outrora existente energia interior ).

Para outras áreas de estudo esta mudança de estado se refere por vezes ao senso comum de desordem .

A lei da entropia na gestão de negócios ou empresas , mesmo estatais , sugere que toda organização esgota sua energia inicial (interna) em uma crescente desorganização , desordenamento das coisas, e que no caso de empresas multinacionais, na interferências crescente da matriz na subsidiária , ou no caso das estatais pelas interferências político partidárias . (veja caso Embrapa na FSP de 24.01.18 , ou sua entrevista em O Valor de 24.01.18, por A Delfim Neto )

Para evitar o efeito da entropia ( inércia paralisadora por exemplo), eventualmente tentar revertê-lo , ou criar alguma resistência à sua inexorabilidade, há que se criar nova energia , na maior parte das vezes externa ( injeção de capital, restruturação, ou até um reinvestimento interno em mudanças de fundo e de fôlego como programas consistentes e de coerência de longo prazos como capacitação interna para excelência de gestão, por exemplo).

Logo se depender de aporte de capital da matriz no caso de multinacionais ou dinheiro de orçamento de governo,o destino da chamada "maldição entrópica" é praticamente certo . Esta maldição no caso de empreendimentos estatais está no seu DNA e ainda não surgiu remédio genético eficiente . No caso de subsidiárias de multinacionais por vezes o resultado final é o nível de obsolescência atingir o tempo de encerramento de atividades , não antes de varias restruturações e downsizing.

PS: a foto sugere o efeito da entropia no tempo !!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos