Leia antes de contratar um freelancer
Ok. Vindo de uma pessoa que tem uma - ainda pequena - agência de marketing, parece até um jabá escrachado. Talvez até seja, mas ontem presenciei mais uma situação - de tantas que chegam até a mim - em que uma empresa ficou na mão por conta de freelancer.
Calma, não quero dizer que todo freelancer vai deixar você na mão (até porque eu comecei em marketing digital como freelancer, fazendo sites para microempresas, e nunca deixei ninguém na mão). Mas conversando com empresários, dos microempreendedores até os mais avançados, vejo essa situação se repetindo muito. Muito mesmo. Arrisco a dizer que 90% dos que contrataram um freela, ficou no prejuízo de alguma forma.
O que mais costumo ouvir de prospects e clientes novos são coisas do tipo: "eu estava trabalhando com uma pessoa, mas aí ela arranjou um emprego e o projeto ficou parado". Ou ainda: "contratei um freelancer pra fazer isso, não estava indo bem, depois a pessoa sumiu, nunca mais consegui contato".
Ouço coisas desse tipo todos os dias.
Nisso tudo, lá se vai dinheiro jogado fora, tempo desperdiçado e muito desgaste. Sem contar nos casos em que a imagem da empresa é prejudicada ou quando o projeto perde o timing certo de ser lançado.
Um tempo atrás escrevi um post falando sobre os prós e contras de contratar um freelancer ou uma agência de marketing. Mas sinceramente, depois que ouvi pela trocentésima vez um cliente desabafar que não vale a pena chamar uma pessoa (porque nesses casos, não dá pra chamar de profissional), de ter que ralar o dobro pra desfazer o trauma de um cliente novo e de ver o mercado depreciado por esse comportamento, acho que o melhor que você faz é contar com a segurança de uma empresa. Parece óbvio, mas o dia-a-dia me mostra que isso deve ser trazido para você refletir.