Leis da persuasão que tornarão você capaz de convencer qualquer pessoa.

O poder da persuasão pode ser aprendido; conheça as técnicas que contribuem na hora de influenciar alguém.

A capacidade de persuadir é uma qualidade importante para qualquer empreendedor.

Muitas vezes temos uma grande ideia, mas não conseguimos vendê-la para um investidor, por exemplo. Enquanto isso, vemos outras pessoas com projetos não tão inovadores e que conseguem fechar negócios e conseguir apoio financeiro. Por que será?

A forma como vendemos nossas ideias é essencial.

Lei da conectividade

Estabelecer uma conexão com alguém é o passo que permite uma persuasão muito natural. "A lei da conectividade diz que quanto mais alguém se sente conectado ou semelhante a você, e querido ou atraído por você, mais persuasivo você se torna", afirma Mortensen em seu livro. Essa conexão não precisa ser antiga, mas pode ser formada com uma conversa informal, de forma quase que instantânea.

O segredo é buscar apresentar sinceridade na interação - você não pode parecer falso ou forçado - quer seja antes de uma apresentação, em uma conversa rápida, ao telefone ou em outra situação. Apenas converse de forma natural, com bom humor e linguagem corporal convidativa. Os quatro aspectos chave da conectividade são: atração, similaridade, habilidade no trato com as pessoas e entendimento. Linguagem corporal, olhar, sorriso, tudo isso torna você propenso a ser mais agradável e atrativo na visão dos outros. Demonstrar empatia também é uma forma poderosa de formar uma conexão,pois é justamente uma maneira de se mostrar similar ao outro.

Lei da expectativa

Já ouviu falar em profecia "autorrealizável"? É aquela que você mesmo imagina e por isso faz acontecer. Um experimento que exemplifica isso é aquele em que se diz a estudantes que eles são os melhores em certa matéria, e em seguida eles fazem um teste.

Outros alunos fazem o mesmo teste, sem que nada lhes seja dito. Surpreende mente, os alunos que ouviram o elogio se saem melhor, mesmo tendo sido escolhidos aleatoriamente.

Lei da expectativa

Já ouviu falar em profecia "auto realizável"? É aquela que você mesmo imagina e por isso faz acontecer. Um experimento que exemplifica isso é aquele em que se diz a estudantes que eles são os melhores em certa matéria, e em seguida eles fazem um teste.

Outros alunos fazem o mesmo teste, sem que nada lhes seja dito. Surpreende mente, os alunos que ouviram o elogio se saem melhor, mesmo tendo sido escolhidos aleatoriamente.

O conhecimento disso pode ser uma ferramenta para fazer as coisas acontecerem como você deseja. "A lei da expectativa usa a expectação para influenciar a realidade e criar resultados", diz Mortensen. Isso significa que as pessoas geralmente agem como se espera delas, e é possível usar isso na hora de convencer alguém a agir ou pensar de certa maneira.

Pode-se comunicar as expectativas que se tem sobre alguém de várias formas:

Linguagem corporal, inflexão da voz, escolha de palavras e outros fatores. A questão aqui é planejar falas e gestos para gerar na pessoa que você está tentando persuadir, a vontade ou necessidade de reagir como você espera.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos