Letra H de...*

Letra H de...*

Custa-me acreditar que estamos quase a terminar o nosso ABC da Escrita. Eu e a Elsa já nos divertimos tanto a pensar em palavras começadas por Z, J ou T, já passeámos pelas vogais todas e agora só nos falta descobrir o que nos reserva o N, X e H.

Como acabámos de entrar no mês em que passamos para o horário de inverno, decidi optar pelo H.

Conta-me, Elsa, que palavra escolhes com esta letra? Ou queres que eu revele primeiro a minha opção?

“A minha escolha só podia ser esta: história. Sou completamente apaixonada por histórias. Histórias que me emocionam, histórias que me põem a pensar, histórias que me dão vontade de saltar da cadeira e mudar o mundo. 

As histórias, quando bem escritas ou contadas, têm a capacidade de nos clicar num botão interno que todos temos na nossa cabeça. E o que acontece quando esse botão liga? Magia! A informação passa de forma mais leve e conectamo-nos com o outro, como se uma mão invisível saísse do nosso coração e se agarrasse à mão invisível do coração de quem nos lê ou ouve.

As histórias, com personagens impactantes e conflitos que deixam o nosso cérebro a gritar “wowww”, são a forma mais simples (mas tantas vezes difícil de fazer) que temos para passar uma mensagem. Também gostas de histórias, Elsa?” - Mónica Menezes

“Verdadeiras ou inventadas. Histórias de uma vida ou de um só momento na vida de alguém. Histórias infantis, de amor, de guerra. Histórias de marcas e das pessoas que as fazem. Acho que não há uma história em que não encontre algo que me agrade. Por isso, sim, também adoro histórias, Mónica.

Eu escolhi a palavra “humanizar”. Acredito que, quanto mais humanizamos a nossa escrita, mais facilmente conquistamos o leitor, especialmente quando se trata de escrever conteúdos em nome de uma marca ou empresa. Um truque a que recorro quase sempre é tentar imaginar-me frente a frente com o leitor e olhar para o texto como uma conversa. Ajuda-me a colocar-me do outro lado e a assumir um tom mais humano na escrita. Deito fora as palavras ou estruturas complicadas e escrevo como se estivéssemos a conversar. Também fazes isto, Mónica?”Elsa Fernandes

"Elsa, sou muito adepta da escrita simples, daquela que pode, facilmente, ser entendida por todos que nos leem. E gosto bastante do tom de conversa, como se estivéssemos no sofá, a tomar um chá e a partilhar ideias. Adoro!"

Agora é a sua vez de nos contar que palavra pensou com a letra H. Entre no jogo, divirta-se!

*O ABC da escrita é uma rubrica quinzenal escrita a quatro mãos sobre palavras, histórias e escrita.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

SOBRE NÓS:

Elsa Fernandes escreve conteúdos que ajudam marcas e empresas a contar a sua história, a gerar conversas em torno dos seus produtos e a inspirar os seus públicos.

Mónica Menezes é formadora de Escrita Criativa e Storytelling. Escreve livros: os seus e os de quem não tem tempo ou talento para passar as suas histórias para o papel.


Honesto e Honestidade.

Ana Rita Ramos

Environmental management engineer at Entidade Reguladora de Águas e Resíduos

4 a

Hoje! Não “h ontem” nem “h amanhã”, HOJE!

Sara Teles

Comunicação/Redacção de conteúdos/Tradutora de Italiano/Blogger

4 a

"H" de História, Harmonia e Humor.

Jorge (Jojo) Costa

Senior camera control unit operator

4 a

Hora. Por vezes tão longa, por vezes tão curta. Convenção humana! O tempo existe só para nós humanos. E somos tão falíveis... Em Vénus um dia tem 5832 horas, 243 dias terrestres... Por vezes dava jeito ter 50 horas por dia, mas ficávamos velhotes mais depressa. Carpe Diem

Cátia Rodrigues

Mentora de Carreira em Turismo

4 a

Ah, desta vez apanharam-me! Não consigo escolher outras que não as vossas: história e humanizar! 👌💚 Desculpem a falta de criatividade autoimposta! 😂

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos