LGPD E O SEUS NEGÓCIOS
Hoje, ao ficar nas redes sociais, li um post que me apresentou uma frase excelente. Dizia assim: "LGPD NÃO É UMA FRASE, MUITO MENOS UMA FASE ". Concordo em gênero, número e grau, mas infelizmente ela traduz o que a sociedade acredita, principalmente o nicho das pequenas empresas e microempreenderores. Os comentários que mais ouço nesse nicho são os seguintes: " ESSA LEI NÃO VAI PEGAR, VAMOS ESPERAR A ONDA PASSAR, MINHA EMPRESA É PEQUENA ....NÃO HÁ NECESSIDADE DE INVESTIR NISSO", etc.
Precisamos entender, que a LGPD não é algo passageiro e a falta dessa consciência, pode prejudicar e muito o crescimento e valoração da sua empresa. O processo de adequação precisa ser iniciado o quanto antes se o seu negócio tem planejamento e almeja alcançar outros patamares. Inicie com o entendimento da Lei. Entenda que a Lei dever ser cumprida por todos que se enquadram nas especificações, porém as características do seu negócio podem ajustar as ações como: a necessidade ou não de um DPO, ou o prazo para respostas perante solicitações de titulares. Após esse entendimento da Lei, uma análise de como os dados pessoais ingressam e circulam perante o seu negócio vai abrir os caminhos.
Calma! Essas pequenas ações não representam o início de uma adequação propriamente dita, porém farão com que a sua empresa comece a ter um olhar direcionado para o tema, e isso será importantíssimo para o crescimento da sua empresa em 2023.
Acredite: LGPD VEIO PARA FICAR.