LGPD. Entenda a profissão do futuro!
Este título poderia ser “A LGPD é a profissão do futuro?”. E a resposta rápida deste autor seria, simplesmente: “Não!”.
Mas seria terrivelmente precipitado observar apenas este limitado parágrafo e tentar interpretar a intensão do autor.
Vou tentar colocar o tema de uma forma menos poética e misteriosa:
Vejo, diariamente, as citações de jornais, revistas, blogs, lives, e cursos, alegando à quatro ventos, que se você for um profissional de Proteção de Dados, está com a vida ganha! Que se você se transformar em DPO, será o “Deus dos dados” e garantirá o sustento das próximas quatro gerações!
Muitos sabem que sou instrutor de um conceituado treinamento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, autor de um livro sobre consultoria e implementação da mesma, além de autor do primeiro framework destinado ao processo de implementação da LGPD nas empresas. Digo isto, apenas para contextualizar-me, como autor, no complexo universo da LGPD, e não ser julgado como um leviano opinando sobre um tema abstrato e desconhecido.
Dito isto, posso repetir o que digo em tais treinamentos, em lives e em entrevistas: A LGPD vai tocar à porta de todos os brasileiros, sem exceção.
Então estamos reafirmando que a LGPD é a profissão do futuro?
Não! Categoricamente, não!
"a LGPD não é profissão"
Primeiro porque a LGPD é uma Lei. Não é e não pode ser considerada uma profissão.
- Ah! A expressão é que estava incorreta. O certo seria dizer que a profissão do futuro é ser um profissional de LGPD? Ou dizer que a profissão do futuro é ser DPO?
Não, de novo!
Pela segunda pergunta, recordemos que o DPO é um profissional da GDPR (a Regulamentação de Proteção de Dados da União Européia), não da LGPD.
Cursos, profissionais e autores oportunistas de plantão aproveitaram a confusão criada entre DPO e Encarregado de Dados, e transformaram a ideia do DPO em uma necessidade para o Brasil. Da forma como a Lei está escrita, até este momento (início de março de 2021), o DPO ainda não existe no cenário da LGPD. Não é citado em nenhum momento. Quem, sim, lá existe, é o Encarregado de Dados. Que sequer é responsabilizado penal, civil, ou administrativamente pela redação da LGPD. Já escrevi bastante sobre isto, e você vai encontrar meus artigos por aí. Confira o que estou dizendo: Vá até o site do Planalto, onde está a publicação oficial da LGPD, e procure, na redação da mesma, no artigo 41 e nos seguintes. Tire suas dúvidas na fonte, não somente lendo posts de gente com lindo nome na praça!
(Tudo isto pode mudar, sim, se a ANPD regulamentar o Encarregado de Dados, de forma distinta daquela dada pela redação original. Mas, como disse, até o momento, é isto o que temos).
"Ser um profissional de LGPD não é futuro!"
Pela primeira pergunta, que é o que nos interessa de forma mais direta, a resposta é ainda mais profética:
Ser um profissional de LGPD não é futuro! É presente! A Lei está aí. Não pode ter volta. Quem assiste meus cursos sabe que sempre relaciono a LGPD como a Lei Geral de Proteção ao Dinheiro. Porque, por trás da proteção à privacidade, que tanto desejamos, estão enormes interesses financeiros, que garantem que a Lei deve ser cumprida, para que as fontes douradas não deixem de jorrar.
E a profissão do futuro?
É a sua, meu amigo! A sua!
A real profissão do futuro é aquela na qual você se desempenha, com a observação de que, realmente, só será diferenciada, se você, à ela, agregar conhecimentos sobre a LGPD.
- Ops! “Peraí”!
- Então estamos mudando o foco?
Claro que sim! Este é o ponto!
Não é transformando-se em outro profissional que você pode ser o melhor da área! É melhorando a sua profissão, que você poderá ser o destaque! Distanciar-se do grupo, se faz com conhecimento real e profundo.
Se você for um advogado, não tenha a menor dúvida de que sua profissão está fadada ao sucesso, se, somado ao seu vasto conhecimento jurídico, você agregar os conhecimentos (reais) sobre a LGPD.
Se você for da área de TI, some a LGPD aos seus conhecimentos, e veja como sua gestão ou sua técnica vai destacar-se do comum dos demais colegas.
Se, no entanto, você for de Recursos Humanos, a LGPD lhe preparará para corrigir um sem-número de pequenos erros que cometemos diariamente, em relação aos nossos colaboradores e terceiros contratados.
O pessoal da Contabilidade se deliciará entendendo o quanto a LGPD muda suas rotinas de trabalho; os do Financeiro entenderão como melhorar o tratamento monetário que relaciona dados pessoais; o povo de marketing vai “babar” imaginando novas campanhas que incluirão processos adequados à Lei; os de Projetos verão como incluir privacidade em cada novo projeto idealizado; a Administração compreenderá o impacto da Lei nos negócios, e conseguirá transformar este impacto em diferencial competitivo da sua empresa.
Enfim, TODAS as profissões serão beneficiadas com o conhecimento da LGPD.
Conceitos que vão muito além das Leis, como àqueles encontrados em normas e protocolos de Segurança da Informação e Privacidade, alavancarão a sua profissão! Conhecendo a fundo a LGPD, você será o profissional do futuro, atuando na profissão que mais sabe fazer!
Nosso treinamento vêm repetindo-se, um após outro. E a cada nova edição, vemos mais profissões que se preparam para esta nova realidade, e que notam real diferença.
Já somamos, em poucas palavras, advogados, contadores, gestores de RH, de TI, de Segurança da Informação, de marketing, de educação, da saúde, do setor financeiro, do hoteleiro, do turismo, de planos de saúde, de universidades, de concessionárias, de magazines, de bancos, seguradoras, de desenvolvimento de software, de comércio de hardware, de psicologia, de estética, imobiliárias, consultores, auditores etc.
Isto aponta para os novos e reluzentes profissionais que farão a diferença no mundo competitivo e exigente de amanhã.
E os profissionais de Consultoria e de auditoria de LGPD, sem a menor dúvida, terão trabalho “até as orelhas”! E sua sobrecarga já começa a aparecer, agora mesmo. Como disse, não estamos falando de futuro, mas de presente.
Todos os demais, bem preparados, terão, na LGPD, o complemento ideal para sua profissão!
* Aqui vale como publicidade:
Quer conhecer nosso treinamento? Clique aqui!
Ou contate-me pelas redes sociais. Será um prazer estender o tema!
-------------- x --------------
Sou Sérgio Pohlmann, autor do livro LGPD Ninja e do Framework com o mesmo nome, destinados à implementação da LGPD nas empresas. Trabalho na LGPD Ninja, uma empresa especializada em consultorias e treinamentos sobre a LGPD.
Se precisar de ajuda, fique à vontade para adicionar-me no seu Linkedin. E para olhar alguns artigos que poderão ajudar neste processo de entender mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados.
>>> Este é meu Perfil aqui no LinkedIn <<<
>>> Esta é a página da empresa LGPD Ninja (veja nosso blog) <<<
>>> Aqui temos uma coletânea de artigos do LinkedIn <<<
Information Security Specialist | Ethical Hacker | DPO | CPO | CCSA | CISO | CPCO | CISM | GRC | GRCO
3 aMas o circo que virou a LGPD está fazendo o futuro de muita gente. Técnicas mirabolantes, "especialistas" em segurança e privacidade com curso de 20 horas, profissionais de áreas que nunca atuaram com segurança e privacidade de dados se "apropriando" de coisas que nem se quer entendem. Excluindo partes do processo, como se apenas uma área fosse a solução mágica. Profissionais que não sabem o que é um hash, que não sabem diferenciar um repositório de uma base de dados... A lei é fria e como toda lei é baseada no intendimento, mas a parte técnica... Essa não se baseia em interpretação. Excelente texto, meu receio é ver tanto profissional investindo em cursos e etc, muitas vezes como uma "tábua de salvação" profissional e depois quando se deparar com a realidade de uma adequação, perceber que ainda falta muito a ser aprendido.
Muito bom!! Clareza e honestidade com a queridinha do momento.
Representante comercial na HidroTech
3 aObrigado Professor Sergio, muito bom, uma luz nesta floresta!! Abs
Gerente de Projetos | Gerente de Produtos | Inovação e Tecnologia
3 aOlá, Sérgio! Te encontrei por aqui e me interessei pelo seu trabalho. Podemos conversar?
CISSP-ISSAP, AIGP, FIP, DPO - Fundador da Antebellum e Privally Global (adquirida pela TIVIT)
3 aIsso precisava ser dito Sergio Pohlmann 👏 👏 👏