As lições da aviação para os desafios do empreendedorismo

As lições da aviação para os desafios do empreendedorismo

Como CEO da Taking, sempre gostei de aplicar as lições do mundo da aviação aos desafios que enfrentamos no empreendedorismo brasileiro – uma analogia que faz muito sentido, visto que compartilhamos dos mesmos desafios, em diferentes formas. E o que surge em mente quando penso nisso, é que empreender no Brasil é como realizar uma decolagem em meio a uma manhã de neblina densa.

Os desafios são complexos e muitas vezes imprevisíveis. Um piloto habilidoso precisa estar prontamente equipado para enfrentar turbulências, manter seu olhar firmemente voltado para o destino, nutrir um propósito claro, agir com determinado senso de urgência e, quando as circunstâncias exigirem, estar disposto a ajustar sua rota com agilidade e inteligência. E não é diferente com os empreendedores. Por isso, trouxe alguns pontos em comum que me fazem refletir em nossas semelhanças.

O propósito é o motor que impulsiona o empreendedor a alcançar altitudes

O mercado brasileiro é vasto e complexo, e a concorrência é acirrada. Por isso, manter o foco no objetivo é crucial para evitar desvios e distrações, assim como um piloto mantém sua rota mesmo em meio a turbulências para não perder de vista sua visão de rota (no nosso caso, de negócios), precisamos de um destino claro e definido, para estabelecer metas claras como horizonte. E da mesma maneira que um avião precisa de combustível para decolar, acredito que nosso combustível é o propósito. A nossa jornada é desafiadora, e momentos difíceis são inevitáveis. Ter um propósito claro, uma razão profunda para continuar, pode ser o diferencial entre superar obstáculos e desistir. O propósito é o motor que impulsiona o empreendedor a alcançar altitudes cada vez maiores.

Evitando o Desperdício de Altitude

Um avião deve decolar e aterrissar no horário programado, e nós, empreendedores, devemos agir com esse mesmo senso de urgência, buscando seguir as orientações da comissão de bordo e garantir uma viagem segura aos tripulantes, que enxergo como os nossos clientes. Atuamos em mercado dinâmico e competitivo, e oportunidades podem se dissipar rapidamente. Perder tempo é como desperdiçar altitude; a procrastinação pode levar a resultados insatisfatórios. O senso de urgência é o piloto automático que mantém o empreendedor na trajetória certa e no horário programado, evitando perdas.

Adaptando-se às Condições Climáticas

Na aviação, as condições climáticas podem mudar rapidamente, e um piloto deve estar disposto a ajustar a rota para evitar perigos. E acredito que devemos estar preparados para mudar de rota quando necessário. O mercado é volátil, e estratégias que funcionavam no passado podem não ser eficazes no presente. A flexibilidade é fundamental para evitar obstáculos e aproveitar novas oportunidades – por isso, não tenha medo ou receio de mudar de destino e fazer uma parada emergencial. A rota destino vai continuar a mesma.

Acredito que essas prioridades podem ajudar os futuros empreendedores nessa jornada que é desafiadora. Manter o foco no destino, ter um propósito sólido, senso de urgência e a capacidade de mudar de rota quando necessário é a força motora para superar os obstáculos e alcançar altitudes cada vez mais elevadas. Assim como um piloto experiente domina qualquer rota com segurança, um empreendedor determinado e preparado, pode realizar seu sonho empresarial, decolando rumo ao sucesso e ao seu propósito.

Por fim, considero fundamental que um piloto talentoso esteja disposto a expandir seus horizontes e buscar conhecimento além dos limites convencionais. Nesse contexto, acredito firmemente que o sucesso no empreendedorismo no Brasil requer a busca por orientação junto a "pilotos mais experientes". Um sólido conselho consultivo desempenha um papel crucial nesse processo, e isso se reflete significativamente em nosso desempenho aqui na Taking.


Clauder S. Gonçalves

Executivo Comercial | Hunter | Gestão de Contas | Growth | Vendas B2B | Outbound | Tecnologia Verde | Energias Sustentáveis

1 a

O avião gasta em média de 80% a 90% da sua força para sair do chão. Mas depois que esta no céu utiliza 10% da sua capacidade para ir para qualquer lugar do Mundo. #SUSTENTAÇÃO #ARRASTO #TRAÇÃO #PESO. #VamosJuntos?

  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos