Lições de sucesso para meus filhos

Lições de sucesso para meus filhos

Nunca fui um funcionário de destaque, mas sempre busquei fazer o meu melhor nas empresas que passei e sempre sai pela porta da frente com a certeza de deixar portas abertas caso precisasse. Nunca precisei, mas hoje vejo coisas que poderia ter feito diferente e gostaria de compartilhar com vocês o que eu mudaria na minha carreira. São ensinamentos que vou passar para meus filhos, então são de muito valor para mim:

1º - Comece a carreira como empreendedor. Mesmo que você não queira ser dono do seu próprio negócio, trabalhe com freelancer por um tempo, isso fará você ter a visão que o seu futuro empregador tem, o que causa empatia e fortalece a relação.

2º - Tenha opinião (nisso não errei). Faça seus superiores saberem quando você discorda das ideias deles e também esteja preparado para fazer o que eles decidirem. Isso funciona até com meus clientes hoje em dia.

3º - Almoce com as pessoas. Gostava de ouvir as histórias dos meus colegas de trabalho quando íamos almoçar, isso trazia conexão entre a equipe.

4º - Dê atenção. Hoje em dia isso é algo valioso, quantas vezes você já foi almoçar com alguém que não largava do celular. Agora imagine você indo almoçar com alguém e você simplesmente desliga o celular para estar ali com aquela pessoa. Isso é único e faz toda a diferença para pessoas de níveis mais baixos ou de níveis mais altos que você.

5º - Seja curioso. Perguntas como "Como foi o início da sua carreira?" ou "Como você fez para chegar no cargo que está?" deixam as pessoas lisonjeadas por você estar curioso sobre a vida profissional dela. Melhor que isso, você ouve dicas valiosas para poder chegar no mesmo nível que aquela pessoa.

6º - Controle a vontade de falar coisas negativas. Eu sei que é difícil, somos programados a falar algo negativo como forma de proteção, mas com o tempo você verá que quando você fala muita coisa negativa, você atrai pessoas que não irão contribuir para sua carreira.

Por enquanto acho que é isso. Sempre fico pensando em passar o conhecimento necessário para que meus filhos não sofram como eu sofri (sei que não vai adiantar muito pois eu mesmo não ouvia muitos conselhos na adolescência), mas sei que a única forma de aprender é errando, e se tem uma coisa que eu quero que eles façam é errar.

Thalita Oliveira

Criadora de conteúdo na YouTube

6 a

Muito bom! Ótima reflexão.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos