Lições que aprendi com o livro Em frente de Howard Schultz:
A Starbucks é referência quando se fala em excelência de serviços e sucesso.
Em 2008, o cenário começou a mudar. Pela primeira vez em sua história a empresa não só deixou de crescer, como começou a perder espaço no mercado de cafés.
Howard Schultz, antigo CEO, cabeça e coração por trás deste modelo de negócio, decidiu voltar a sua antiga posição.
Com seu modelo de liderança, não só conseguiu reverter a situação, como reestruturou toda a empresa, misturando sua essência com tecnologias desenvolvidas no século 21.
Em seu livro Em frente, Schultz narra como foram esses meses difíceis em busca da xícara perfeita.
Abaixo estão as lições que aprendi com o livro:
Essência da empresa
- As grandes empresas são aquelas que encontram uma maneira de sustentar seus valores e ao mesmo tempo buscar lucros.
- O valor da marca será convertido para criar um novo modelo de negócios que une comércio com paixão. Unindo coração e carteira.
- É importante encontrar o equilíbrio entre o lucro e a consciência social
- Cultura organizacional é algo que muda com o passar do tempo, mas a sua essência continua intacta. Precisamos analisar quem somos hoje e quem poderemos ser.
- São nos momentos mais controversos que descobrimos a nossa essência. Quais são nossos desejos e valores
- Também são nesses momentos cruciais que cada pequena ação faz a diferença
- O coração da sua empresa são missão visão e valores. É isso que o motiva e faz bater
Equipe:
- Nenhuma empresa poderá dar um bom retorno financeiro aos seus investidores sem dar um bom retorno as pessoas impactadas direta e indiretamente com o seu trabalho
- Não importa quem criou o problema, mas sim se você é capaz de resolvê-lo.
- Não basta ter uma boa ideia, precisa também saber executá-la com a mesma qualidade.
- Analise seus erros como tentativas ou maneiras de não fazer. Antes isso, do que o medo de tentar.
- Muitas vezes não encontramos respostas para as nossas perguntas, mas este exercício pode nos dar a oportunidade de pensar em respostas para perguntas ainda não feitas.
- Transforme seus funcionários em embaixadores da sua marca, crie uma conexão.
- Faça com que a sua equipe tenha orgulho do seu local de trabalho.Para isso e necessário treinamento adequado, comunicação direta.
- Às vezes é bom perguntar ao cliente e membros da equipe que decisões eles tomariam se a empresa fosse deles. Se a resposta estiver alinhada com a missão e os valores da empresa, com certeza estará no caminho certo. Afinal, muitas vezes a resposta é simples, mas quando estamos dentro do problema, fica difícil de enxergar.
- Nenhum trajeto poderá ser caminhado sozinho se você quer mudanças de resultados e comportamento em sua empresa.
Liderança
- Se você tem a certeza que treinou bem a sua equipe, seu papel como líder é dar autonomia aos seus funcionários agirem, confiando na tomada de decisão do outro.
- Às vezes as melhores ações a serem tomadas para a empresa podem ser contra os interesses da equipe.
- Líderes eficazes têm 2 atributos interligados. O primeiro é a confiança e segurança sobre o futuro das suas organizações. O segundo, é a capacidade de conduzir as pessoas a este futuro. Só preste atenção para onde você está indo, pode ser o precipício. .
- A vida e a soma de todas as suas escolhas. E toda liderança é feita de exemplos
- Quando o sucesso sobe a cabeça, a confiança se transforma em arrogância e pequenos defeitos começam a passar despercebidos e criando uma bola de neve. Empresas pagam um preço muito alto quando seus líderes ignoram coisas que podem estar corroendo as suas bases
- Tenha sempre por perto pessoas que possam agregar valor a sua empresa, não necessariamente concordando com você 100% do tempo
- Definir prioridades é fundamental. Saber criar índices de resultados e impactos que poderão ser medidos a médio e longo prazo.
- Antes de tentar resolver um problema, tente analisar a sua causa. Às vezes resolver somente o problema pode proporcionar uma satisfação em curto prazo
- Perceber a diferença entre empenho e resultado
- Muitas vezes um novo funcionário é contratado para dar conta de uma demanda, sem necessariamente ser feito um estudo se a pessoa que está na posição teve os treinamentos corretos ou é a pessoa certa na posição. Para isso, avaliar os processos é fundamental.
- Muitas vezes o sucesso financeiro da empresa, pode ocultar processos ineficientes, um dia a conta chega. Caberá o líder analisar se o negócio está sendo realizado com sabedoria, e se os recursos estão sendo aproveitados ao máximo.
- Se for mandar alguém embora, não diga que não foi pessoal. Por que e óbvio que a outra pessoa não se sente assim.
- Como Howard Schultz define as lições que aprendeu para se tornar um bom líder: “Crescer com disciplina. equilibre intuição com rigor. Inove com base na essência. Não se conforme com status quo. Encontre novas maneiras de enxergar a situação. Nunca espere uma bala de prata. Suje as mãos. Ouça com empatia e se comunique com transparência. Conte a sua história, se recusando a permitir que os outros te definam. Utilize experiências autênticas para inspirar. Lembrem se de seus valores, eles são a sua base. Responsabilize as pessoas , mas lembre de dar ferramentas para ter sucesso. Faça escolhas difíceis é a forma como você executa que conta. Encontre a verdade na crise e lições nos erros. Seja responsável pelo o que vê ouve e faz.”
Planejamento estratégico.
- Dentro dos produtos e serviços que a sua empresa oferece, Quais realmente são os que dão lucro e merecem a sua atenção?
- Entenda que cada filial poderá ter sua peculiaridade, e que devemos prestar atenção sempre nos detalhes.
- Proteja e preserve seus clientes especiais. O custo de perder seus clientes essenciais e tentar recuperá-los durante uma crise é muito maior do que o investimento de tentar mantê-los
- Também, nunca menospreze a capacidade dos concorrentes de conquistar os seus clientes.
- As pessoas estão cada vez mais atentas em relação a sustentabilidade do produto. Querendo saber da origem até como você pretende descartá-lo.
- Não basta ter acesso a informação e não saber o que fazer com ela. A tecnologia poderá facilitar em alguns momentos, mas não pode tomar a decisão por você.
Resumo:
- Não basta apenas ser bom. Precisa saber contar a sua história para que todos saibam
- Para isso seus clientes e funcionários precisam ser os maiores vendedores e embaixadores. Pois não basta ter uma boa história, devemos ter credibilidade
- Olhe para sua vizinhança com carinho, mesmo os não clientes podem ser impactados com o seu trabalho. O que pode ser feito dentro das suas limitações para ajudar a sua comunidade.?
- Olhe seu negócio através da lente do cliente, perceba se o que você oferece e aquilo que ele deseja ou o que você gosta.
- Encontre o equilíbrio entre seus valores e custos. Se sua empresa não gerar lucro, nenhuma das ações acima poderão ser realizadas.