Lições que não se aprendem em cursos
Tela de computador desfocada, mais a frente há um óculos que através dele da pra ver nitidamente a tela do computador

Lições que não se aprendem em cursos

Foto de Kevin Ku no Pexels

Quando comecei a estudar Java Script tudo era fácil e o caminho era linear e claro, mas o problema vem quando você termina de estudar a linguagem, logo a duvida vem e a ansiedade toma conta. E a pergunta não sai da cabeça: "E agora?". Como dizia um amigo meu: "É aqui que o filho chora e a mãe não vê".

Por isso resolvi escrever esse artigo. Para descrever um pouco da minha jornada e dar um norte para os iniciantes.

Durante um tempo eu estudei ElectronJS, eu tinha um projeto pessoal de banco de dados, mas eu sempre gostei de 'mirar alto', e eu queria algo complexo, não só um CRUD simples. eu queria algo com Automação nas movimentações de caixa, vendas, avisos de contas pendentes e etc. Mas um projeto desse nível e complexo demais pra um navegador. Passei a pesquisar soluções e o ElectronJS era a perfeita, eu podia usar meu conhecimento de HTML e criar um aplicativo que organizasse os arquivos e etc.

Até comecei a desenvolver, mas a duvida permanecia. Até que conheci um amigo Danilo, que me deu um norte por onde seguir, então foquei meu tempo no React, foi onde aprendi muitas coisas que são justamente o tema desse artigo.

Lições que não se aprendem em cursos:

1. Escolha uma área.

Eu tentava fazer de tudo, estudava frontend e backend e tinha muitas coisas pra fazer, tentava fazer um pouco de tudo e não fazia nada, e no final ainda terminava com um erro desconhecido. Focar em uma tecnologia ajuda muito quem está começando, se organize e tenha foco, com alguns meses você verá o quanto aprendeu.

2. Escreva o código para os outros, não pra você

Raramente você trabalhará sozinho, e mesmo se trabalhar você não vai fazer manutenção para sempre,

Códigos envelhecem e nem sempre envelhecem bem - Codigo Fonte TV

Focar em organização, clean code, modularização e organização é muito importante no mercado de trabalho. Ajuda na manutenção e na escalabilidade do codigo. O tornando um profissional valoroso.

3. Usar o Git sozinho é diferente de usar o Git em equipe

Git e uma ferramenta indispensável no mercado de trabalho, ele permite que uma equipe trabalhe no mesmo código ao mesmo tempo e sem muitos problemas. Parece simples quando usado sozinho, e sim ele é muito simples. Mas quem está começando costuma não dar muito valor, saber como ele funciona ajudará muito no seu projeto e evitará muitas broncas e dores de cabeça. Pois um erro grave, pode não só ameaçar uma funcionalidade como um erro comum, e sim o projeto inteiro. Deve-se conhecer bem os comandos do Git mesmo que você vá usar algum tipo de ferramenta para gerenciar seu repositório.

4. Não limite sua tecnologia.

Vamos usar o React como exemplo, sozinho ele faz bastante coisa. Bastante mesmo, é possível criar desde uma pagina simples a uma aplicação complexa. Mas existem "libraries para as libraries". Styled Components por exemplo é feito para o React, e adiciona a possibilidade de usar CSS no JS, ou "css in js", é possível criar aplicações perfeitas sem ele, porem ele ajuda muito. Ou seja não limite sua tecnologia, assim como o React adiciona novas funções ao JavaScript, Styled Components adiciona funções valiosas para o React.

Outras libraries muito importante para o React são:


Enfim esses são as dicas que dou para iniciantes. Criem um plano de estudos e quando terminar uma tecnologia, lembre-se de nunca parar de aprender.

made by Flavio :)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos