Liberdade de expressão, o verdadeiro indicador de confiança!

Liberdade de expressão, o verdadeiro indicador de confiança!

Liberdade é poder ser verdadeiro onde quer que você atue, sentir segurança de poder dar sua opinião aos seus lideres e liderados. O indicador de confiança de uma organização pode ser contaminado, tanto por um sentimento de culpa, quanto pela percepção do errônea de que algo não esta equilibrado na comunicação dos pares.

A liberdade traz em sua bagagem direitos e deveres, mas o que muitos colaboradores não entendem é que falar ou dar opinião não os eximem de apresentar no mesmo momento a solução, vou mais longe ainda, apresentar opções viáveis incluindo em seus argumentos fundamentos técnicos ou científicos do que se esta sendo apresentado.

É engraçado perceber que em muitas reuniões que participo lideres e colaboradores levam mais emoção as reuniões esquecendo que o ambiente e o momento é para discutir fatos, soluções de melhorias, evidencias e não culpa, muito menos magoa ou sentimento que tínhamos na infância. Afirmo a dizer que em varias reuniões e eventos, encontros trazem mais pessoas que não saíram do jardim de infância, do que lideres e diretores que não possuem tempo para esse tipo de atitude, mas as tem e em outro momento alegam que entregam menos do que sua capacidade, isso ocorre por oura falta de maturidade profissional.

É muito difícil entrar em uma reunião e discutir apenas o fato e a melhoria, sempre surge algum sentimento que não esta alinhado com o tema e a posição. Diretores realmente poderosos, de corporações de nome, ainda possuem muito sentimento primata, a evolução em determinadas situações, parou no ensino fundamental.

Quando se fala de Inteligencia Emocional eu recomendo ao meus clientes em investir em um tratamento terapêutico para tratar traumas, magoas, comportamentos pouco evoluídos e principalmente a percepção dos sentidos. Nem sempre o que percebo é o que parece na realidade. Isso fica claro nos e-mail trocados entre departamentos que depois se tornam desavenças e no fundo eram simples questionamentos do dia a dia, mas estamos sempre achando que alguém quer nos expor e não propriamente dar transparências as atividades.

Aqui cabe a verdade absoluta do mundo corporativo:

"SE O RECEPTOR NÃO ENTENDEU NA SEGUNDA EXPLICAÇÃO ENVIADA POR E-MAIL, DIRIJA-SE A ELE PESSOALMENTE"

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos