LIBERDADE E INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA
Olá!
Como você está?
Mas que negócio é esse? O que é Liberdade Financeira? O que é Independência Financeira?
E desde que comecei a ter pequenos lampejos sobre negócios, principalmente os digitais, por estes acomodarem a modalidade "otimização de tempo" da maioria das pessoas, venho desenvolvendo modestos trabalhos na internet, referente a temas diversos, trazidos em alguns livros que uso como consulta, estudo ou mesmo deleite.
Destaco em especial um produto que estou iniciando, chamado "Estudo de Grupo", que acontece de forma remota, cujo objetivo é oportunizar desde micro empreendedores a melhor gerir seu negócio, otimizando seu tempo, ou seja, ela ou ele, não precisa se ausentar do seu trabalho ou lazer junto à família para estudar. E ainda podem fazer mais: podem aplicar em seu negócio as estratégias apresentadas nessa modalidade.
Pensando nisso, dei o pontapé inicial à uma reflexão que na correria do dia a dia, não temos tempo para pensar: a liberdade e a independência financeira. Quem de nós, que lê esse artigo, já se deu conta do quanto somos escravos do trabalho e de uma tradição financeira que também nos aprisiona em crenças limitantes quanto ao uso da energia vital, chamada "dinheiro"? Já se deram conta disso?
Caríssimas! Caríssimos! Vamos os convido a, de forma objetiva a saber o que significa ter liberdade e/ou independência financeira.
Liberdade Financeira, é a condição na qual se encontram as pessoas que, trabalharam, receberam seu salário, deram conta dos seus compromissos financeiros (contas, poupança, investimentos, entre outros) e tiveram uma sobra em seu caixa pessoal (ou mesmo empresarial). Estar nessa condição, favorece alguns deleites como viagens, um jantarzinho especial, um happy hour, um cineminha, um teatro... Enfim, ter a liberdade de fazer uso do que sobra.
Recomendados pelo LinkedIn
Já a Independência Financeira, é a condição de quem tem uma renda extra, quem planta ou empreende, fora de seu trabalho normal. Podemos dizer que ter independência financeira é saber que, no caso de uma demissão, por exemplo, para quem trabalha como estatutário ou CLT, não terá qualquer problema em se reestruturar, visto que já produz algo que assegurará sua provisão financeira pelo tempo que lhe for necessário.
E aí? Em qual condição você se encontra financeiramente? A de Liberdade ou a de Independência Financeira?
Espero que de alguma forma esse tema possa contribuir para que você possa ter uma vida melhor.
Até a próxima semana!
Janaína oliveira